Logo Construmarket
Banner

Universidade Corporativa Fleury

Universidade Corporativa Fleury
O edifício designado inicialmente para ser um colégio, transformou-se em um prédio dividido entre a área administrativa e a universidade corporativa de um laboratório médico. Imagens: Divulgação Informov Engenharia + Arquitetura
Universidade Corporativa Fleury
Universidade Corporativa Fleury
Universidade Corporativa Fleury
Universidade Corporativa Fleury
Universidade Corporativa Fleury

Operação precisa

Texto: Douglas Galan

O crescimento da rede de laboratórios médicos criou uma nova demanda para o grupo: manter uma universidade corporativa aliada a um centro administrativo amplo.

Anteriormente preparada para aulas, a edificação tinha as dimensões ideais para a função desejada. Assim, não houve alteração de estruturas no projeto da Informov Engenharia + Arquitetura. Porém, foi dada total atenção à redivisão do espaço, com criação de ambientes variados, que vão desde salas lúdicas (com mobiliário diferenciado), passando por salas dinâmicas (com cores quentes e tintas imantadas) até salas equipadas com grande tecnologia automatizada. Ao todo são 17 salas de treinamento, incluindo ambientes de simulação de emergência com robôs para treinamento.

Novas salas

No novo projeto foram acrescidas paredes de drywall, todas aliadas a um detalhado projeto de acústica – com divisórias duplas, septo e lã de rocha especial. Todas as salas têm paredes com chapa dupla e isolamento acústico específico, calculado em projeto de conforto auditivo. Para revitalizar, foram inseridos revestimentos em papel de parede diversos, pinturas especiais, forros especiais e acústicos e iluminação diferenciada. A climatização recebeu um projeto específico para adaptação ao novo uso do edifício, que contemplou a instalação de diversos equipamentos, como condensadoras e cassetes. Como a carga elétrica existente não atendia mais à atual demanda do prédio, uma nova cabine primária precisou ser instalada, melhorando a eficiência energética.

A fachada do edifício foi modernizada com instalação de brise e vidro no lugar dos antigos portões. O prédio vizinho à área externa também foi reformado, integrando o espaço, camuflando as aberturas existentes com painéis em brises vermelhos e lona impressa com arte abstrata. Como opção de acabamento, foram mantidas as paredes em tijolo aparente, com tratamento em resina, em algumas áreas.

Interiores

A ideia do projeto era criar ambientes sóbrios e elegantes, uma vez que as áreas seriam ocupadas pela presidência e diretoria da empresa. Uma premissa a ser seguida era desenvolver uma sala de reunião máster, com auxílio de aparatos tecnológicos. “Optamos por diferenciar as áreas projetadas com desenhos de pisos, que também tiveram a função de quebrar a monotonia visual do espaço”, contam Andrea Ballesteros e Ligia Valente, arquitetas da Informov. O projeto de engenharia teve a assinatura dos engenheiros Ismar Diniz e Luis Junek.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2011
  • Conclusão da obra: 2011
  • Área do terreno: 800 m²
Veja outros projetos relacionados