A parceria entre os escritórios Fabeck Architectes e Abscis Architecten resultou no projeto arquitetônico do The House of Human Sciences – um edifício localizado no campus Belval, que pertence à Universidade de Luxemburgo. O prédio se destaca tanto pela distribuição dos espaços, que acontece por meio de dois pátios internos, quanto pela fachada composta por painéis de concreto fosco e janelas verticais douradas.
O bairro de Belval foi o escolhido para a implantação de vários edifícios da universidade. Na descrição dos arquitetos do Abscis Architecten, o local era formado por uma porção de galpões industriais e prédios antigos. Então, os gestores da instituição tinham o objetivo de valorizar a região, criando edificações com grande atrativo visual, como é o caso do The House of Human Sciences.
O prédio oferece um programa extenso, destinado exclusivamente ao desenvolvimento de estudos e pesquisas no campo das ciências humanas e sociais. Em 23 mil m², professores e estudantes da Universidade de Luxemburgo têm à disposição salas de aula e de pesquisa, escritórios, laboratórios especiais, biblioteca e, futuramente, poderão usufruir de alojamentos. De acordo com os arquitetos, a segunda fase do projeto englobará a construção de quatro torres residenciais, somando ao todo mais de 140 unidades.
Além das áreas de apoio educacional, a unidade também disponibiliza espaços comerciais para aluguel, como a cafeteria. Posicionados à frente do pórtico (lugar especialmente marcado pelo recuo, apoiado sobre pilotis), esses estabelecimentos se abrem para o público que passa pela rua, convidando-o a entrar. Como descrevem os arquitetos do Abscis, “o espaço é permeável e interage com a cidade”.
As fachadas do The House of Human Sciences são revestidas por uma pele fosca fabricada em painéis de concreto, que segue pontuada pelas diferentes aberturas das janelas verticais. Pintadas de dourado, elas ora formam cortinas móveis, ora exibem uma única faixa fixa. Já na entrada, o volume é interrompido pelo recuo que forma o pórtico. Os arquitetos do Abscis definem que “o edifício é constituído por uma parte superior que fica em um ‘pedestal’, enquanto o térreo dedica-se a funções mistas, acessíveis ao público em geral”.
O interior da edificação é articulado por dois pátios internos. Além de organizarem o programa, eles cumprem a função de levar iluminação natural para os ambientes, já que são descobertos e revestidos de vidro. Para os arquitetos, a transparência desse material reflete a natureza aberta desta parte do edifício.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados