Por se tratar de um projeto em construção já existente, o que ditou a organização do layout foram os banheiros, a estrutura e as aberturas para o exterior.
Para que os ambientes que ocupam o centro do imóvel – de 8,5 m de largura por 23 m de comprimento – recebessem quantia razoável de luz natural foram adotadas divisórias em vidro e as salas dos diretores, que ficam nas extremidades, ganharam persianas.
O material transparente, além de criar um bom efeito estético deixa o local visualmente maior e ajuda os coordenadores a terem total controle da equipe. Assim, no andar superior, dedicado aos profissionais da empresa, o artigo cumpre efeito estratégico e funcional. Na sala de reuniões foi utilizado vidro duplo com a persiana inserida entre as faces incolores – o que melhora o rendimento do ar-condicionado e reduz o vazamento de som para os ambientes próximos.
O pavimento térreo já previa a iluminação zenital na área das plantas, criando um ambiente propício para o uso do jardim vertical. “As estruturas e as escadas em concreto armado foram destacadas com a opção por transparências e a escolha dos revestimentos”, explica Thiago Salcedo, arquiteto responsável.
Priorizando a adequação à metragem, um projeto personalizado de marcenaria cumpre a função de organizar as atividades. Um bom exemplo aplicado neste espaço foi o uso de armários aéreos, colocados em cima de bancadas, que duplicaram a área de armazenamento, sem comprometer os balcões – muito úteis para apoio de impressoras, pastas e livros de uso contínuo. A ilha retangular adotada nas salas da equipe também é uma boa opção para aumentar o número de estações sem perder muita área útil.
Escritório
Termos mais buscados