Para criar a sede dos escritórios Glem, o projeto dos arquitetos Ivo Mareines (Mareines Arquitetura) e Rafael Patalano (Patalano Arquitetura) tira proveito de um terreno limitado e pouco provável acima da arquibancada destinada às competições de remo na Lagoa, no Rio de Janeiro. O partido tem uma estrutura complexa, com raras aberturas – suficientes para iluminar os ambientes internos – e o primeiro dos três níveis praticamente enterrado.
Longos e estreitos rasgos nas alvenarias, além de um semicírculo de vidro translúcido de segurança, dão forma às duas fachadas cercadas pela rampa de acesso à arquibancada e para os fundos de um cenário marcado por várias construções.
“Integramos todas as partes do programa por meio da circulação vertical definida por escadas curvas em concreto, vigas laminadas de eucalipto e uma trama de bambu. Forma-se, assim, um ‘balaio’ vazio para receber as pessoas que passam pela pequena recepção, amarrando todo o conjunto”, explica Ivo Mareines, que assina o projeto. Assim, o complexo é dividido em três níveis, com dois lances de escada, destinados às salas de espera, reunião e apresentações multimídia; área da diretoria; e ambiente para descanso.
“Tivemos um cuidado especial com os acabamentos que compõem os ambientes do escritório. Utilizamos a trama de bambu montada artesanalmente no local, o guarda-corpo de vidro da passarela e seu piso em vidro. Os corrimãos de aço inox parecem levitar sobre as escadas por serem delgados e estarem desvinculados estruturalmente delas; e a generosa luz filtrada principalmente pela esquadria com vidro translúcido em semicírculo”, conta Rafael Patalano, que também é autor do projeto.
Escritório
Termos mais buscados