O escritório Íntegra Studio Arquitetura foi convidado por uma equipe de biólogos e engenheiros ambientais para projetar o seu espaço de trabalho, o BIOAREA. A empresa é especializada em licenciamento e consultoria ambiental e foi construída de acordo com os conceitos sustentáveis desenvolvidos por seus idealizadores.
O lote era ocupado por uma antiga residência térrea que passou por um vasto processo de reforma. Sua estrutura foi bem aproveitada para receber o novo projeto arquitetônico.
As obras do BIOAREA foram baseadas na redução do orçamento e na sustentabilidade. Segundo as arquitetas Mariana Fonyat e Josy Nascimento, a casa encontrava-se desativada havia bastante tempo e, com isso, estava sem condições de habitabilidade, apresentando fortes sinais de desgasto e infiltrações devido à falta de uso.
"Ficamos na dúvida do que poderia ser mantido. A partir disso, iniciamos uma avaliação da estrutura existente e da intervenção que deveria ser feita”, contam.
Durante a reforma, muitos pontos foram analisados para que o projeto representasse fielmente os valores da marca, entre os quais inovação e qualidade técnica, melhoria contínua, sustentabilidade, conhecimento e expertise e respeito às relações com todo o ambiente.
A organização do layout foi inovada com a demolição de algumas paredes. Outras foram executadas em drywall. Essas mudanças integraram mais os espaços de trabalho, de convivência e entre os funcionários.
As novas instalações elétricas e hidráulicas foram elaboradas de forma aparente, já que as anteriores estavam impossibilitadas de serem reaproveitadas. Com isso, as paredes não precisaram ser perfuradas, dando mais qualidade técnica ao projeto.
A estrutura principal e as alvenarias externas foram mantidas. Já o contrapiso, o telhado e os acabamentos internos do escritório foram refeitos e ganharam uma nova fisionomia.
A empresa recebeu uma cobertura de telhas de barro aparentes para dialogar com a linguagem arquitetônico residencial de seu entorno.
Painéis de madeira grápia revestem a fachada principal da BIOAREA para representar o conceito sustentável da empresa. O reboco externo das laterais foi retirado, sobrando apenas os tijolos originais aparentes.
Mesmo mantendo as esquadrias de ferro existentes, algumas aberturas foram ampliadas para auxiliar a entrada de luz natural nas estações de trabalho.
Dormentes de madeira foram recuperados para a criação do mobiliário das áreas de recepção e sala de reuniões.
O estacionamento de visitantes era o antigo recuo do jardim externo. A área foi revestida com piso permeável de blocos de concreto, enquanto retalhos de basalto compõem o piso do pátio interno.
A equipe multidisciplinar da BIOAREA é composta por geólogo, arquiteto, engenheiro químico, geógrafo, sociólogo, arqueólogo, engenheiro agrônomo e demais profissionais que atendem aos mais diversos serviços. Juntos, os colaboradores desenvolveram as espécies vegetais usadas no projeto de paisagismo.
“Optamos por manter as árvores existentes no local. Uma antiga piscina localizada no quintal foi aterrada e transformada em uma horta orgânica que é cultivada por todos da empresa”, concluem as arquitetas.
Escritório
Termos mais buscados