Assinada pelo escritório dt.estudio, a reforma do Centro de Treinamento Via Training, no bairro da Bela Vista, em São Paulo, buscou integrar ambientes e criar um espaço moderno e despojado.
A antiga laje, que antes era dividida em um corredor com seis salas independentes, cada uma com um mezanino, transformou-se em um único espaço com a demolição das divisórias. Uma outra laje de circulação foi criada sobre o vigamento metálico que já havia no local.
Segundo o arquiteto Marcelo Nunes, um dos responsáveis pelo projeto arquitetônico, o maior desafio foi distribuir as salas de treinamento no espaço de 700 m² mantendo boa circulação entre elas. “Tivemos de contemplar a maior quantidade de salas possíveis e para conseguir isso foram feitos diversos estudos de layout em planta”, explica.
A inspiração contemporânea do projeto veio, em parte, do vigamento metálico existente. "Tiramos proveito dele em toda a estrutura do mezanino e trabalhamos o restante dos materiais para equilibrar o conceito”, expõe o arquiteto.
O layout dos ambientes do Centro de Treinamento Via Training tira partido do pé-direito duplo original do conjunto. Logo na entrada estão a recepção, a sala de espera, a área para coffe break e um amplo e agradável espaço de convivência.
Para o arquiteto, esse ambiente é o ponto alto do projeto, ideal para estudar, conversar ou apenas apreciar a vista privilegiada da cidade.
Toda a iluminação usada no Centro de Treinamento Via Training é de LED, garantindo economia de energia.
Segundo Nunes, o projeto luminotécnico destaca os ambientes da área de convivência, transmitindo mais conforto e sensação de uma sala de estar, e não de um espaço corporativo. “O destaque fica para os pendentes tubulares que ocupam parte do pé-direito duplo".
Na parte das salas e setores de trabalho, a iluminação buscou garantir a quantidade certa de luz para cada superfície.
Tanto o projeto de arquitetura quanto o de interiores segue um estilo industrial, com materiais brutos sendo combinados a elementos mais quentes, como as peças estofadas, a madeira e as cores quentes das mesas e aparadores. “A opção da cor escura foi para criar um fundo neutro no projeto e valorizar a vista”, menciona o arquiteto.
Além disso, a parceria com o Revoada Estudio foi fundamental para a programação visual e aplicação dos grafismos, completando de forma perfeita a proposta idealizada.
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