Assinada pelo escritório METRO Arquitetos Associados, a Expansão do MASP – um dos mais importantes museus do País – só poderia resultar em algo grandioso. Com a construção de um prédio anexo, sua área será aumentada em 6.945 m2, o equivalente a 66% da área expositiva do museu. Ao final da reforma, a área total do MASP será de 17.680 m2 – hoje são 10.485 m2.
Batizado de Pietro Maria Bardi, o novo edifício terá 14 andares, a serem ocupados por cinco galerias expositivas e duas multiúso, além de restaurante, bilheteria, loja, reserva técnica, salas de aula e laboratório de restauro.
“Pensamos em uma solução arquitetônica para expandir o espaço e atuação do museu equiparando a estrutura física à sua ambição institucional, transformando-o para as próximas gerações”, explica Martin Corullon, sócio do METRO ao lado de Gustavo Cedroni.
A entrega do novo complexo está prevista para janeiro de 2024 e sua construção será 100% financiada por doações de pessoas físicas.
O projeto arquitetônico é uma coautoria do METRO com Júlio Neves, arquiteto que ocupou o cargo de presidente do MASP por 14 anos (1995 a 2009) e é responsável pelo projeto legal do edifício.
O projeto desenhado por Corullon e Cedroni inclui uma passagem subterrânea que conectará o primeiro subsolo do edifício anexo, a 3,25 metros abaixo da Avenida Paulista, com o primeiro subsolo do MASP, 5,10 metros abaixo do nível do vão livre. A solução já foi, inclusive, autorizada pela Prefeitura de São Paulo e publicada em decreto municipal.
O novo prédio terá os pavimentos junto ao chão totalmente transparentes, em diálogo com o vão livre, e os andares revestidos com chapas metálicas perfuradas e dobradas. Essa solução favorecerá a entrada de luz natural e possibilitará aos visitantes ter contato com as vistas da paisagem.
Uma transformação importante será a transferência da bilheteria para o edifício anexo, devolvendo ao icônico vão livre a sua utilização como praça pública, tal como defendido por Lina Bo Bardi, arquiteta modernista ítalo-brasileira que idealizou a atual sede do MASP.
O projeto do METRO recebeu certificação LEED devido às soluções sustentáveis empregadas. Entre elas, destaque para o uso do LED em toda a iluminação e para o sombreamento proporcionado pela fachada dupla, reduzindo a carga térmica interna e aliviando o sistema de climatização.
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