Logo Construmarket
Banner

Minimod

Minimod
Sustentável e inovadora, casa pré-fabricada em módulos transcende o conceito de morar e pode ser instalada em qualquer terreno. Imagens: Leonardo Finotti
Minimod
Minimod
Minimod
Minimod
Minimod
Minimod
Minimod
Minimod
Minimod
Minimod
Minimod

Vida totalmente adaptável

Texto: Marina Cabral

Pré-fabricada e modulada em fábrica, de maneira rápida e eficiente, a Minimod pode ser transportada inteira ou em partes. A pequena morada com espaço único de 26 m² é composta por quatro módulos e oferece um ensaio autêntico, sustentável e inteligente de habitação: encaixa-se em qualquer lugar e permite que o morador escolha sua vista. “O projeto em si é diferenciado, otimizado e rico em detalhes. Não é apenas uma casa; é uma experiência de vida”, ressalta Camilla Pereira, arquiteta do escritório Mapa Arquitetos.

“O fato de a casa ser entregue pronta e comportar-se como um produto é muito interessante. Basta escolher o modelo, pagar e levar para o terreno escolhido”, expõe Camilla. O desenho minimalista, exclusivo e pragmático oferece diferentes configurações, permitindo ao morador personalizar a morada como quiser. Quarto, sala de estar, sala de jantar e banheiro dividem-se entre os quatro módulos de maneira funcional. O dono ora pode estar todo conectado com o entorno, ora pode ter privacidade, optando entre ampliar e fechar a residência.

Construção inovadora e sustentável

Com o uso de materiais padronizados, disponíveis no mercado, a Minimod nasce com as vantagens da construção seca, limpa e econômica. Ela é inteira revestida com madeira, pintada por fora e natural por dentro. “O compensado de pinus foi o protagonista do projeto. O revestimento de madeira trouxe beleza e conforto à residência. No interior ela está nua e crua; e no exterior está perfurada: veste-se de uma capa preta de pintura para proteger-se das intempéries”, destaca a arquiteta.

A integração com o entorno é alcançada através das grandes aberturas de vidro, que podem ser sombreadas visando à redução da incidência solar. Por ser elevada, sem tocar no solo, a casa isenta-se da umidade. Também conta com fachada ventilada, que garante o conforto termoacústico, e iluminação com lâmpadas LED. “A sustentabilidade do projeto ainda está presente no uso da cobertura verde, que filtra e reaproveita a água da chuva”, ressalta.

Escritório

  • Local: RS, Brasil
  • Conclusão da obra: 2013
  • Área construída: 27 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados