Logo Construmarket
Banner

House XL

House XL
Com dois volumes paralelos e um volume de ligação alongados com telhados de duas águas simétricas, residência tem a madeira em predominância e design marcante. Imagens: Žiga Lovšin
House XL
House XL
House XL
House XL
House XL
House XL
House XL
House XL
House XL
House XL
House XL
House XL
House XL
House XL
House XL
House XL
House XL
House XL

Originalidade evidente

Texto: Marina Cabral

‘Nós não queríamos projetar uma mansão, e sim uma casa confortável’, assim destacam os arquitetos Edvard Blažko, Marko Volk e Nina Tešanović, do escritório SoNo arhitekti, responsáveis pelo projeto. Localizada em um terreno amplo de uma região rural da Eslovênia, a morada interpreta os materiais típicos do entorno – como a madeira –, e foi projetada para atender a uma família grande, com espaços para todos.

Com o uso de cores naturais em diferentes superfícies, a equipe buscou diferenciar a residência do estilo comum. Conectada ao jardim, tem a natureza vista em todas as suas áreas internas e mantém a privacidade dos moradores. “Com a fachada dinâmica, a House XL tem aparência elegante, sem ser muito chamativa”, ressaltam os profissionais.

Programa e organização espacial

A casa é formada a partir de dois volumes paralelos e um volume de ligação, disposto perpendicularmente aos outros dois. Os blocos são alongados e cobertos com telhados de duas águas simétricas. Além disso, um volume menor se projeta para a formação de uma garagem coberta. Segundo os arquitetos, os elementos arquitetônicos básicos harmonizam-se com o entorno. “Tanto o estilo da cobertura quando o uso de paleta de cores simples, que consiste em cinza escuro e luz e tons naturais de madeira”, explicam.

Elementos de madeira verticais e estreitos funcionam como proteção contra os raios de solFoto: Žiga Lovšin

Enquanto o nível do porão é construído com concreto armado, os andares superiores foram construídos com elementos de madeira laminada. Os pavimentos organizam-se em três níveis: em um deles, a sala de estar é fechada com grandes panos de vidro, que se abrem para o átrio. Essa organização garante uma comunicação fluida entre o interior da casa e a natureza circundante.

Madeira em evidência

A fachada ventilada é composta por painéis de grandes dimensões – com cores mais claras no volume de conexão e tons mais escuros nos outros dois –, com janelas em vidro recuadas em relação à face externa. “À frente deles, elementos de madeira verticais e estreitos funcionam também como proteção contra os raios de sol”, destacam.

“O material predominante é definitivamente a madeira. Toda a estrutura é um sistema de madeira maciça. Com exceção do porão de concreto, todas as paredes – internas e externas –, as escadas e os telhados de duas águas são construídos com painéis de madeira laminada”, conclui a equipe.

Escritório

  • Local: LE, Eslovênia
  • Conclusão da obra: 2016
  • Área do terreno: 1780 m²
  • Área construída: 410 m²
Veja outros projetos relacionados