Logo Construmarket
Banner

Studio Sol

Studio Sol
O novo espaço da Studio Sol, assinado pela Todos Arquitetura e por Guto Requena, tem instrumentos musicais, objetos que remetem às ondas sonoras e soluções tecnológicas. Imagens: Gabriel Castro
Studio Sol
Studio Sol
Studio Sol
Studio Sol
Studio Sol
Studio Sol
Studio Sol
Studio Sol
Studio Sol
Studio Sol
Studio Sol
Studio Sol
Studio Sol
Studio Sol
Studio Sol
Studio Sol
Studio Sol
Studio Sol

No embalo da música

Texto: Thais Matuzaki

A Studio Sol é uma empresa de tecnologia proprietária dos sites Cifra Club, Letras.mus.br e Palco MP3. Mesmo para quem desconhece essas plataformas, os nomes já denunciam o universo sob o qual elas ‘dançam’: a música. E foi a partir desse conceito que a Todos Arquitetura, em parceria com o Estudio Guto Requena, concebeu o novo escritório da companhia em Belo Horizonte (MG). Instrumentos musicais, objetos que fazem referência às ondas sonoras e soluções tecnológicas dão uma palinha do projeto arquitetônico.

Segundo o trio da Todos, Fabio Mota, Lais Delbianco e Mauricio Arruda, antes de qualquer passo foi realizada uma pesquisa entre os 60 colaboradores da Studio Sol. O objetivo era colher informações sobre o antigo ambiente de trabalho e entender de que forma eles gostariam de trabalhar no novo espaço. Feito isso, mergulharam na identidade da marca e definiram as diretrizes que norteram o desenvolvimento do projeto.

Forro e piso ditam o ritmo

O escritório da Studio Sol possui recepção, amplo staff de trabalho, salas para reuniões formais e informais, salas de descompressão, cozinha, além de salas mais reservadas que abrigam os setores financeiro, diretoria, publicidade e marketing. Junto às plantas, o mobiliário com sofás, poltronas e balanço cria um clima descontraído nesses espaços.

As salas mais reservadas acomodam os setores financeiro, diretoria, publicidade e marketingFoto: Gabriel Castro

Cada um desses ambientes ganha detalhes que direcionam o olhar dos visitantes tanto para cima quanto para baixo. Nas áreas de trabalho e circulação, o forro exibe caixas de madeira que foram desenhadas em diferentes tamanhos e níveis. Aparentemente dispostas de maneira aleatória, elas obedecem a uma lógica: são mais baixas onde há maior concentração de pessoas e mais altas nas áreas de menor aglomeração, como os corredores.

Com essas ondulações, a equipe da Todos conseguiu reproduzir o que seria a movimentação das ondas sonoras. Essa ideia também foi replicada no piso, que se torna mais claro nas áreas de maior concentração e vai escurecendo nas imediações.

Já nas salas mais reservadas, o forro utiliza objetos diretamente ligados ao mundo da música. Aparecem em série instrumentos musicais, como pandeiro e guitarra, além de discos de vinil, baquetas e pratos de bateria. Todos esses elementos foram presos através de cabos de aço e, dessa forma, dão a impressão de estarem soltos do teto.

As paredes foram revestidas com painéis de marchetaria que lembram os estúdios de gravação da Studio Sol. Nas portas surgem outras referências a esse ambiente, como os backlights. Essas placas – que costumam indicar “no ar” –, têm grafadas os nomes de cada departamento da empresa, bem como de artistas e canções icônicos.

Alta tecnologia

Para adequar o novo escritório às atividades da empresa, a Todos Arquitetura e o Estudio Guto Requena qualificaram os ambientes com alta tecnologia. Além das propriedades acústicas, o forro da área de trabalho principal embute a iluminação que é automatizada e pode transformar os cenários a partir de um clique no celular.

As paredes foram revestidas com painéis de marchetaria que lembram os estúdios de gravação da Studio SolFoto: Gabriel Castro

A sala de reunião principal também contempla essa solução, com iluminação dimerizável e cortinas automatizadas que ora revelam ora escondem seu interior.

Mas é o acesso aos banheiros que traz as maiores surpresas. Isso porque o corredor foi retroiluminado com a linguagem de programação de computadores – uma tela comum no cotidiano da empresa de tecnologia.

Esse mesmo recurso foi aplicado nos banheiros, de modo que a luz muda de cor conforme o consumo de água. Segundo Guto, a intenção é alertar o usuário quanto ao uso consciente. Se está verde, sinal de que não há desperdícios, enquanto o amarelo pede atenção e o vermelho indica economia com urgência.

Ao adotar soluções sustentáveis, o projeto arquitetônico da Studio Sol obteve a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

Escritório

  • Local: MG, Brasil
  • Início do projeto: 2016
  • Conclusão da obra: 2017
  • Área construída: 500 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados