Construída em um galpão onde antes funcionava uma loja de móveis, a Brastemp Experience é um espaço criado para apresentar as novidades e lançamentos da marca líder do setor de eletrodomésticos. Com projeto arquitetônico assinado pelo escritório MM18 Arquitetura – escolhido em concurso fechado realizado pela empresa – a casa também é palco de cursos e eventos.
A premissa do projeto Brastemp Experience era revelar uma marca que olha para o futuro, mas que nunca deixa o passado. Então, o galpão representa parte da tradição e da origem, enquanto as linhas em prisma representam esse olhar adiante Mila StraussDe acordo com os arquitetos envolvidos, a premissa era a criação de uma casa conceito que tivesse um forte vínculo com a gastronomia, a arte e o design e que estabelecesse uma relação direta com o cliente.
Localizada na rua Doutor Melo Alves, nos Jardins, em São Paulo, a Brastemp Experience busca fazer uma conexão do antigo com o novo a partir de intervenções cenográficas, paredes sem ângulos retos desconstruídas e painéis retroiluminados – uma intervenção contemporânea que se revela de acordo com o branding atual da marca.
Apesar de os arquitetos procurarem manter a estrutura do antigo galpão, o espaço foi repaginado para dar um ar mais arejado ao novo empreendimento. Um jardim interno foi construído nos fundos para auxiliar na entrada de luz e ventilação naturais, além de servir como um espaço de convivência para os colaboradores, clientes e visitantes.
Para revelar ainda mais a identidade da marca, a cenografia trabalhou com as linhas em prisma, marca registrada da Brastemp.
Segundo o arquiteto Marcos Paulo Caldeira, as características originais do projeto foram mantidas, eliminando-se apenas aquilo que descaracterizava a identidade do programa.
“A premissa do projeto Brastemp Experience era revelar uma marca que olha para o futuro, mas que nunca deixa o passado. Então, o galpão representa parte da tradição e da origem, enquanto as linhas em prisma representam esse olhar adiante”, complementa a arquiteta Mila Strauss.
Por mais que tenha nascido para ser uma casa conceito, a Brastemp Experience não poderia se parecer com uma loja ou um showroom. Sendo assim, os eletrodomésticos foram dispostos de modo sutil e delicado. Cada linha de produtos foi distribuída em áreas que representassem e transmitissem suas identidades, revelando a utilidade de cada item no dia a dia do consumidor.
Uma sala museu e uma sala de projeção mapeada exibem toda a história e tecnologia aplicada aos produtos da marca – e o interessante é que o visitante vai percorrendo os ambientes sendo guiado por uma iluminação diferenciada e um piso desenhado.
Na parte térrea onde está localizada a linha Vitreous – composta por eletrodomésticos sofisticados e acabamento em vidro branco – foram aplicados painéis retroiluminados e vidro translúcido para combinar com a leveza da cor e com o design das peças.
O café, interligado ao jardim do fundo, tem ambientes demarcados para exposição e experimentação dos produtos expostos, como as máquinas de Frigobar Retrô e a B. blend – primeira plataforma de bebidas em cápsulas all-in-one.
No pavimento superior está a cozinha funcional com a linha Gourmand, voltada aos cursos e eventos de gastronomia que são realizados na Brastemp Experience. Além disso, no mezanino tem uma área para receber arquitetos. “A Brastemp quer estreitar essa relação com o mundo da arquitetura e suas especificações. Então, fizemos um tipo de sala de reuniões para receber os profissionais”, menciona Strauss.
Tanto as telhas sanduíche usadas no galpão quanto o shed empregado na frente geram uma ventilação cruzada propícia para a metragem. Ambos permitem um clima aconchegante sem precisar usar em demasia o ar-condicionado.
A circulação de ar também fica por conta das portas pivotantes, que integram o exterior com o interior e aumentam a passagem de ventilação e iluminação.
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