Logo Construmarket
Banner

Central de atendimento ao Cidadão

Central de atendimento ao Cidadão
O reduzido número de pavimentos orientou a busca por uma volumetria que, em parte, ocultasse a limitada quantidade de andares e expressasse a importância do prédio. Imagens: Divulgação Gil Carlos de Camillo Arquitetura
Central de atendimento ao Cidadão
Central de atendimento ao Cidadão
Central de atendimento ao Cidadão
Central de atendimento ao Cidadão
Central de atendimento ao Cidadão

Design funcional

Texto: Vanessa Moura

Com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços públicos oferecidos aos contribuintes, a Prefeitura Municipal de Campo Grande resolveu integrar em um único edifício três Secretarias que respondem por grande parte da burocracia da cidade: Urbanização, Receita e Procuradoria Jurídica.

A Central de Atendimento ao Cidadão, concebida pelo arquiteto Gil Carlos de Camillo, é, portanto, um espaço múltiplo, destinado ao trâmite de projetos para construção, questionamento de tributos, pendências jurídicas com o município, entre outros serviços.

A obra contou com recursos do Programa Nacional de Apoio à Modernização Administrativa e Fiscal, O reduzido número de pavimentos orientou a busca por uma volumetria que, em parte, ocultasse a limitada quantidade de andares e expressasse a importância do prédio Gil Carlos de Camilo cuja principal recomendação foi transmitir a imagem de boa qualidade dos serviços prestados no local por meio da edificação.

“O pequeno número de andares solicitado pela prefeitura para estimular a circulação vertical independente de elevadores, orientou a busca por uma volumetria que, em parte, 'ocultasse' o reduzido número de pavimentos e expressasse formalmente a importância da edificação”, explica Gil.

Implantado em uma das esquinas do terreno, o acesso ao edifício – construído em uma área de 4.500 m² – se faz através de um amplo pé-direito triplo. Considerando a finalidade institucional, sua tipologia se revela por meio da sequência estrutural que se declara nas fachadas.

Soluções criativas

Para garantir maior demanda por espaços no pavimento térreo, o arquiteto fez o edifício parecer brotar do chão, com uma grande face inclinada, revestida por telhas metálicas pré-pintadas, onde acomodou as áreas que recebem o maior número de pessoas. Com isso, conseguiu evitar a solução mais convencional, que seria dispor a plataforma sob o volume da torre.

Além disso, a estrutura do prédio institucional se compõe numa malha de pilares com 7 m de vão em concreto armado, com balanços de 3,5 m nas extremidades dos dois últimos pavimentos. Treliças espaciais, feitas com telhas termoacústicas, foram implantadas para compensar o vazio central.

Em razão do calor severo da capital do Mato Grosso do Sul, o volume e as aberturas foram orientados para as faces norte e sul.

Localizada na região central da cidade, colada ao Paço Municipal, a Central de Atendimento ao Cidadão conta ainda com 360 vagas para veículos, já que o transporte individual vem sobrepondo o coletivo.

Escritório

  • Local: MS, Brasil
  • Início do projeto: 2006
  • Conclusão da obra: 2008
  • Área do terreno: 12.02500 m²
  • Área construída: 4.45200 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados