O escritório norueguês Snøhetta foi convidado em 2007 para construir o edifício Barcode B.10.1, localizado no lado oeste da Estação Central de Oslo, na Noruega. Com vista para a Ópera de Oslo, este projeto buscou valorizar a região, trazer identidade ao edifício e promover interação com o público que passa por ali.
Por causa da sua fachada incomum, que lembra um jogo de quebra-cabeças, o interior do projeto também ganha características únicas, de modo que quem está dentro tem a impressão de ver a paisagem através de molduras irregulares. O desejo dos clientes era criar uma estrutura com formato inusitado e que lembrasse uma escultura.
A fachada apresenta superfícies que se cruzam em recortes horizontais e verticais, dando a sensação de movimento. Apesar de contar com apenas quatro painéis diferentes, ela consegue expressar riqueza.
O edifício Barcode B.10.1 foi desenvolvido com base no programa inicial que seguiu as diretrizes de ocupação do plano diretor da política de desenvolvimento do município. O projeto possui 15 andares, sendo que os dois mais baixos contam com lojas e áreas de convivência, além de áreas ao ar livre complementares às instalações. Os escritórios ficam entre o 2º e o 11º andar; no 12º em diante foram colocadas uma cantina e as salas de conferências com terraços e jardins adjacentes ao telhado.
No edifício existe uma área que corta diagonalmente através do telhado na direção transversal do volume. Outro corte transversal foi feito no nível do solo, permitindo que os pedestres atravessem para o projeto.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados