A empresa mineira AeC, especializada em outsourcing para contact center, consultoria, software e gestão em saúde, contratou o inovador escritório de arquitetura paulistano Arealis para transportar sua essência ao projeto de interiores de sua nova sede em São Paulo (SP).
A premissa, e até mesmo um desafio, era implantar o novo escritório da AeC um único pavimento, dentro do edifício comercial Rochaverá Corporate Towers, cujo projeto arquitetônico é assinado por aflalo/gasperini arquitetos. O espaço deveria ser moderno, confortável e sofisticado para acolher a pequena equipe de, mais ou menos, 15 colaboradores, e proporcionar aos clientes diversas experiências sensoriais, dentre elas a novidade Start Up Robbyson, uma plataforma gamificada desenvolvida pela AeC para gestão de pessoas.
O projeto foi acompanhado de perto pelo nosso construtor e nossos fornecedores, que cuidaram das divisórias e do mobiliário. Eles nos assessoraram na escolha dos móveis, que são bem sofisticados Enrico BenedettiA AeCoferece diversos serviços para empresas de todos os portes, ajudando-as a alcançar melhores resultados em sua área de atuação. Para isso, seu layout é uma mistura de projeto corporativo com espaço para eventos e showroom, o que resultou num ambiente descontraído.
O programa da nova sede foi organizado de forma com que a recepção distribua o fluxo para os setores. Seu balcão é uma mesa linear singela – característico do escritório Arealis – e foi colocado bem ao lado da entrada. Assim, ao chegar, as pessoas veem uma série de monitores LED que transmitem conteúdo institucional alternado com imagens de arte digital para entretenimento.
À direita da recepção está o escritório dos dois sócios da organização, pensado como um espaço de convivência onde eles podem trabalhar com conforto tecnológico. Dali se tem fácil acesso à sala multimídia, onde as últimas novidades da empresa são apresentadas em uma mesa digital que dialoga com um videowall composto de nove computadores supermodernos. Mais adiante estão as salas de reuniões e o restaurante.
Já à esquerda da recepção encontra-se a galeria das projeções, que imerge o cliente numa experiência sensorial com variadas exibições em 360°, alternando conteúdos organizacional e artístico. “Tem uma imagem onde se está dentro da floresta, de repente vem um vídeo institucional e, logo depois, você se encontra dentro do mar. Não é só mostrar o que é o trabalho, mas também oferecer experiências divertidas”, revela o arquiteto Enrico Benedetti, um dos responsáveis pela projeção. “Esse espaço é bem interessante e também pode ser usado pelos funcionários, que o atravessam para chegar ao ambiente de trabalho. Os colaboradores são sempre integrados no mundo da empresa, por isso, tudo é feito para eles”, complementa.
Ainda à esquerda, foram implantadas uma sala multimídia e a área de staff. O espaço destinado para os colaboradores é bem amplo e conta com uma vista deslumbrante para a cidade de São Paulo (SP), aproveitando plenamente a luz natural durante o dia. Uma árvore foi plantada num vaso colocado no centro do ambiente para transmitir boas energias ao local, que tem mesas de trabalho ergonômicas com altura regulável, um grande sofá com formato sinuoso e boxes acústicos para reuniões ou trocas informais.
O projeto lumininotécnico foi desenvolvido pela Conforto Visual (Rafael Leão Ligntning Design). Há uma iluminação específica para o espaço de multimídia, a sala da plataforma Start Up Robbyson e a galeria das projeções, onde a luz precisa ser compatível com os vídeos apresentados. O mesmo acontece nas áreas de showroom e de videowall, que têm uma intervenção luminosa mais sutil e regulável para desaparecer e aparecer conforme a necessidade.
Na área de staff foram usadas luminárias de LED com alta eficiência – 3.000 Kelvin. “São quadradas e foram colocadas em níveis diferentes, criando uma geometria complexa dentro dos ambientes”, menciona o arquiteto.
Benedetti conta que trabalhou com as cores da marca e plantas naturais preservadas submetidas à desidratação. Todos os ambientes da nova sede da AeC foram pensados e decorados em parceria com a empresa Projeto Um. Os móveis são ergonómicos e apresentam design requintado.
Os materiais coloridos foram escolhidos tanto para as divisórias (de painéis MDF BP azul e vidro duplo sem caixilho) como para o piso, de carpete e vinílico neutro com alguns detalhes azuis.
As divisórias duplas de vidro foram usadas para segmentar as áreas e garantir a eficiência acústica desejada pela empresa. “O projeto foi acompanhado de perto pelo nosso construtor e nossos fornecedores, que cuidaram das divisórias e do mobiliário. Eles nos assessoraram na escolha dos móveis, que são bem sofisticados”, conclui o arquiteto.
Veja mais projetos corporativos na Galeria da Arquitetura:
Nova Sede da 99, por athié wohnrath
Escritório
Termos mais buscados