O projeto arquitetônico do Restaurante Gust, desenvolvido pelos arquitetos do escritório espanhol, Zooco Estudio, foi concebido com um desenho urbano e, ao mesmo tempo, familiar, sem perder a funcionalidade ou interferir em sua história.
“Dividimos o espaço em três partes distintas. A primeira para o setor de compras, dentro do contexto urbano e de consumo. Com esse ambiente tivemos o objetivo de dar continuidade à Rua Génova, localizada na cidade de Madrid, na Espanha, onde o restaurante está inserido. As outras duas áreas têm características domésticas, a fim de inserir o cliente em um ambiente mais familiar. Esses locais são conectados por um corredor, que serve de transição”, explica o arquiteto Miguel Crespo Picot.
Antes da reforma o local era rudimentar e com superfície irregular. Os arquitetos refizeram todas as instalações, alvenaria e acabamentos. “A maior dificuldade era criar um espaço contínuo. Por isso fizemos do corredor o elemento de ligação entre as áreas”, comenta o arquiteto.
A entrada principal do restaurante está totalmente equipada com características urbanas, tentando representar uma loja de rua. Uma grande estante, feita com caixas de madeira, acompanha o cliente até o balcão de vidro em forma de mosaico.
O piso de concreto hexagonal, famoso desenho do arquiteto modernista Gaudí, enfatiza o contexto urbano. Junto com este pavimento, há uma árvore de laranjeira localizada no centro do restaurante. Ela contrasta com os móveis de metal e confere charme especial ao espaço. “Confrontado com estes materiais, a madeira de carvalho da escada interna deixa o espaço mais aconchegante”, conta Miguel.
O lounge do restaurante é composto por dois ambientes separados por uma divisória de vidro e metal. “A primeira parte reflete as diferentes áreas de uma casa. Os pisos de madeira combinados ao mobiliário são organizados como uma sala de estar, o que traz para esta área um caráter acolhedor. Já o segundo ambiente possui elementos mais industriais, como se fosse uma oficina ou uma estufa, anexa à casa”, relata.
A vegetação no projeto de paisagismo é extensa e procura conferir ao interior do restaurante a atmosfera de um espaço ao ar livre. O colorido do pavimento e a iluminação – que, por sua vez, tem uma temperatura para cada um dos ambientes –, complementam a configuração do espaço.
“O que diferencia este projeto é uma linguagem eclética e funcional, que integra materiais como tijolo e concreto a elementos contemporâneos”, finaliza o arquiteto.
Escritório
Termos mais buscados