O restaurante La Canica de Infanta, reformado pelo escritório espanhol Zooco Estudio em 2016, aproveitou as fortes características urbanas do local onde está inserido, em Madri, na Espanha. Calçadas estreitas e a altura considerável do solo, por exemplo, foram aspectos levados em consideração desde o princípio.
“O objetivo era criar um restaurante que fosse uma extensão da rua. O tecido urbano do bairro está fixado no projeto, como se fosse a parede divisória de um ambiente. O estilo urbano, com seus diversos materiais e texturas, é caracterizado do exterior ao interior da construção”, descreve o arquiteto Miguel Crespo Picot, um dos responsáveis pelo projeto arquitetônico da reforma.
A fachada do La Canica de Infanta é composta por grandes janelas de ferro, que se abrem completamente, permitindo, assim, a vista completa da rua. Para o interior, o escritório propôs um ambiente com um fundo marcado pela mistura de elementos, como, por exemplo, cerâmica, madeira, tijolos e vegetação. Essa mescla tornou-se, inclusive, o diferencial do projeto.
“Para reforçar ainda mais o caráter urbano, propomos carpintaria nas janelas deslizantes e dobráveis de ferro na cor vermelha. Esse sistema permite ter um local absolutamente aberto em seu perímetro da rua”, completa Sixto Martín Martínez.
“Já nos pisos, usamos uma pedra de pavimentação em formato hexagonal, com a intenção de provocar a continuação da rua dentro do estabelecimento”, complementa o arquiteto Javier Guzmán Benito.
O projeto foi dividido em quatro ambientes em um único pavimento: três salas de jantar, localizadas na parte inferior do restaurante, e um bar. Em cada sala, uma “nuvem” de luminárias paira sobre as mesas e cria um clima acolhedor e convidativo. Na área do bar, uma estrutura de madeira suspensa no teto faz a função de prateleira, enquanto o restante da área é revestido com mármore.
A ideia do projeto do La Canica de Infanta era ser um elemento transformador do espaço público na cidade, e esse objetivo parece ter sido alcançado.
Escritório
Termos mais buscados