Logo Construmarket
Banner

Casa 538

Casa 538
Concebida pela Une Arquitetura, a Casa 538 atrai ainda mais a atenção quando as portas pivotantes de aço corten se abrem, exibindo o térreo completamente integrado. Imagens: Bulla Jr.
Casa 538
Casa 538
Casa 538
Casa 538
Casa 538
Casa 538
Casa 538
Casa 538
Casa 538
Casa 538
Casa 538
Casa 538
Casa 538
Casa 538
Casa 538
Casa 538
Casa 538
Casa 538

Programa enxuto, mas de personalidade

Texto: Thais Matuzaki

Localizada em Maringá (PR), a Casa 538 foi implantada em uma cota mais elevada que o restante da cidade, oferecendo, assim, uma vista privilegiada aos moradores. Com uma obra de arte esculpida na fachada, a residência atrai ainda mais a atenção dos transeuntes quando as portas pivotantes de aço corten se abrem, exibindo toda a parte térrea da morada.

Projetada pelo escritório Une Arquitetura, a Casa 538 assenta-se sobre um lote com dimensões limitadas de 6,50 m x 27,80 m. Por conta disso, Jeferson Hernandes, arquiteto autor do projeto arquitetônico, restringiu o programa de necessidades, trabalhando com poucos ambientes, sem perder o conforto.

Integrar os espaços, portanto, era a principal premissa do projeto, sobretudo no térreo, onde foi disposta toda a área social, pensada especialmente para receber amigos e parentes do casal de proprietários. Isso também seria fundamental para aumentar a iluminação natural e a ventilação cruzada nos ambientes internos.

Aberta e arejada

Para alcançar a tão desejada integração dos espaços, Hernandes propôs uma estrutura de concreto aparente e laje maciça, de modo que os esforços fossem concentrados nas paredes da divisa. Dessa forma, foram concebidos dois pés-direito duplo: o primeiro na escada que leva ao piso superior (área íntima); e o segundo na sala de estar, onde uma abertura zenital móvel deixa entrar iluminação e ventilação naturais.

O principal objetivo do projeto arquitetônico da Casa 538 era integrar os ambientes. Assim ganharia amplitude e contribuiria para iluminação e ventilação naturaisFoto: Bulla Jr.

As quatro portas pivotantes de aço corten que dão acesso à casa também intensificam a troca de ar. Quando estão abertas, permitem a ventilação cruzada por toda a extensão do térreo, além de promoverem o contato visual entre o interior e o exterior da residência.

Nos fundos do terreno isso acontece em função das portas de correr de vidro, que deixam o jardim – onde os moradores plantam e cultivam plantas – fazer parte do interior da residência. Engastada à parede dali, uma escada estabelece o acesso a uma varanda da suíte e segue até a cobertura, na qual funciona uma horta orgânica com vista para a paisagem da cidade.

Adiante ficam o escritório e os outros dois dormitórios, que, por sua vez, alojam-se na fachada frontal. Nessa área, o fechamento foi feito com uma escultura em aço corten desenvolvida pelo artista plástico Nivaldo Tonon.

Escritório

  • Local: PR, Brasil
  • Início do projeto: 2015
  • Conclusão da obra: 2016
  • Área do terreno: 178 m²
  • Área construída: 185 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados