Logo Construmarket
Banner

Open VC

Open VC
Os donos da empresa tinham algumas exigências para compor o novo espaço corporativo: obra rápida, baixo orçamento, tons neutros e ambiente descontraído. Imagens: Alessandro Guimarães
Open VC
Open VC
Open VC
Open VC
Open VC
Open VC
Open VC
Open VC
Open VC
Open VC
Open VC
Open VC
Open VC
Open VC

Atmosfera Open Office

Texto: Nathalia Lopes

Uma empresa do ramo financeiro com um open office construído a partir do programa de um loft. Isso pode parecer improvável, mas essa é a descrição do projeto arquitetônico da nova sede da Open VC, projetada pelo escritório Tria Arquitetura.

No plano original, o edifício tinha paredes de drywall, dois banheiros e pouca luminosidade. A arquiteta Marina Cardoso de Almeida, que divide o comando do escritório com Sarah Bonanno, explicou que tudo foi retirado e reformado para ampliação da área útil.

Integração de loft

A partir do espaço reformado, o layout foi elaborado de maneira que os ambientes segregados ficassem no andar superior, enquanto o térreo fosse completamente integrado com a ajuda do piso vinílico de madeira.

Para o revestimento, foram escolhidas cores neutras, a pedido dos clientes, que somadas aos grandes caixilhos de vidro proporcionam uma vista “limpa” para a paisagem do boêmio bairro da Vila Madalena. A escada, originalmente preta, foi pintada de branco para não interferisse visualmente no ambiente.

Para resolver o problema da iluminação, Almeida conta que acima das bancadas de trabalho e das mesas de reunião, que precisam de atenção redobrada com a luz, foram colocadas réguas com lâmpadas fluorescentes tubulares. “Já nos demais ambientes, utilizamos pontos mais focais e iluminação mais difusa para valorizar cada espaço”, completa a arquiteta.

Mobiliário

O mobiliário tem um papel fundamental na composição estética do ambiente, a começar pela estante de estrutura metálica que ocupa os dois andares. Modular, ela é composta de nichos quadrados que recebem plantas que sobrevivem sem receber luz solar diretamente. Elas dão vida ao escritório.

A área staff conta com uma bancada desenhada sob medida para otimizar as estações de trabalho e evitar a disposição padrão de um funcionário na frente do outro. O móvel faz as relações cotidianas ficarem mais dinâmicas. “Além disso, o armário para guardar os itens de escritório tem, em vez de puxadores, sistema fecho-toque. Essa solução faz com que as portas pareçam um painel”, finaliza Almeida.

Veja outros projetos de ambientes corporativos na Galeria da Arquitetura:

Editora Gente, do Studio dLux

Tata Consultancy Services (TCS), do Arealis

Viacom Brasil, do SCAA

Escritório

  • Local: SP, Brasil
Veja outros projetos relacionados