O primeiro escritório da Tastemade no Brasil foi projetado pelo Studio dLux, que se inspirou no perfil jovem e descolado da empresa norte-americana – uma rede de vídeos criada para a geração móvel e alimentada por entusiastas da gastronomia e do turismo, os Tastemakers.
A unidade brasileira está instalada no bairro da Vila Madalena, em São Paulo, num edifício de três pavimentos que totaliza 800 m² de área construída. Nesse espaço foram construídas duas cozinhas cenográficas – onde os vídeos são produzidos –, um bar, os escritórios da empresa e um café aberto ao público.
As gravações da Tastemade acontecem no térreo, em um grande salão que abriga as duas cozinhas cenográficas e uma cozinha industrial, na qual os alimentos são preparados.
As cozinhas cenográficas possuem estilos diferentes. Uma delas é moderna e tem inspiração no estilo escandinavo. Sua tonalidade é mais fria, com armários em tons de azul e bancadas brancas. Já a outra é rústica e tem um conceito mais simples e rudimentar, que explora bastante materiais mais naturais, como a madeira. O revestimento da parede é feito com porcelanato de peças hexagonais e ripas de madeira formando um padrão assimétrico.
Um grande painel ripado de madeira – que compõe uma das paredes e o teto – chama atenção logo na entrada. No primeiro pavimento está o escritório, que traz um estilo mais descolado com as paredes cobertas de grafismos geométricos.
“A madeira é usada por todo o escritório, nas mesas de trabalho, cadeiras e armários. Os acabamentos dos tampos das mesas foram feitos em fórmica na cor preta. Também instalamos canaletas centrais para esconder os fios, além de um suporte que pode armazenar vasinhos de plantas e outros objetos”, explica o arquiteto Denis Fuzii.
A empresa também conta com salas de reunião e com um espaço para descontração, no qual foi colocada uma mesa de pebolim feita de madeira pinus.
Para o mobiliário e mesas de trabalho, o escritório usou fabricação digital. Eles enviaram arquivos digitais para uma marcenaria que já tem esse tipo de tecnologia. A empresa cortou, fez o acabamento e entregou no projeto.
Um dos destaques do projeto de interiores é a combinação da marcenaria com a presença marcante da cor azul. Já no andar do escritório e salas de reunião o que se sobressai é o cimento queimado do piso, que compõe perfeitamente com o grafismo geométrico das paredes.
Em vez de forro de gesso, o local foi feito com forro de madeira, que funciona como um rebatedor de som, melhorando a acústica das estações de trabalho.
A iluminação do escritório, por fim, foi feita através de eletrocalha onde foram instalados pendentes do tipo spot.
Escritório
Termos mais buscados