Logo Construmarket
Banner

MaxMilhas

MaxMilhas
Ambientado entre tons marcantes e característicos do Brasil, o quinto andar da startup de tecnologia MaxMilhas foi projetado em Belo Horizonte (MG). Assinado por Todos Arquitetura. Imagens: Reverbo
MaxMilhas
MaxMilhas
MaxMilhas
MaxMilhas
MaxMilhas
MaxMilhas
MaxMilhas
MaxMilhas
MaxMilhas
MaxMilhas
MaxMilhas
MaxMilhas
MaxMilhas
MaxMilhas
MaxMilhas
MaxMilhas
MaxMilhas
MaxMilhas
MaxMilhas
MaxMilhas

Brasilidade como conceito

Texto: Karina Dantas

A startup de tecnologia MaxMilhas ocupava apenas três pavimentos – 10°, 11° e 12° – de um edifício comercial localizado em Belo Horizonte (MG). Todos os andares foram reformados pelos arquitetos do escritório Todos Arquitetura. Agora, a equipe foi convidada a projetar o quinto andar, a partir do conceito: “Voar rumo a novas descobertas, e ver o mundo de cima”.

Organizado em um programa de 110 m², o pavimento foi desenhado para traduzir a diversidade e as belezas naturais do Brasil. Assim, os espaços recebem o nome e a tonalidade de acordo com as características típicas dos biomas do país. Além disso, na parede de cada ambiente, um pequeno texto explicativo leva os visitantes e funcionários a conhecerem mais da biodiversidade local.

Para representar o território tropical, a MaxMilhas escolheu a Amazônia, o Cerrado, a Caatinga, os Pampas, a Mata Atlântica e as águas.

Paleta de cores

Cada detalhe foi pensado para que o escritório ficasse aconchegante. Grandes estruturas metálicas em formato de nuvens servem como suportes para iluminação; os assentos em formato orgânico remetem às vitórias régias; e os armários privativos, em diferentes tons de madeira, também atuam como floreiras. O contraste entre as tonalidades de marrom, o verde do carpete e a vegetação deixam o staff mais humanizado.

A disposição das salas menores diversifica a possibilidade de reuniões, deixando o escritório com um ar dinâmico Foto: Reverbo

As cores amarelo e laranja foram aplicadas na parede, forro e marcenaria da sala de reunião principal, onde os tons fortes e solares representam o Cerrado. Assim como nas salas menores, os tons terrosos relembram a Caatinga, e a cor verde representa os Pampas, a Amazônia e a Mata Atlântica.

Esses espaços servem para reuniões mais informais e tornam o ambiente mais dinâmico. Logo à frente, as estruturas de landing ficam dispostas como ponto de apoio para começo e fim dos encontros.

Já a área de convivência, simbolizada pela Amazônia, é um espaço multiúso, podendo ser utilizado para momentos de pausa ou reuniões informais. Logo ao lado, duas salas recebem os nomes de “água doce” e “água salgada”. São revestidas em azul e possuem carpete com a mesma tonalidade. A junção do piso verde com o azul expressa o encontro entre a mata e o rio.

Um painel de ideação é colocado próximo às bancadas de trabalho, oferecendo um quadro para os funcionários escreverem, desenharem e exemplificarem as ideias e os projetos. Por fim, a área de descompressão é ambientada com almofadas espalhadas pelo chão e uma grande rede atirantada ao teto. Com um tom informal, é perfeita para o descanso.

Escritório

  • Local: MG, Brasil
  • Área construída: 1100 m²
Veja outros projetos relacionados