Contratado inicialmente para fazer uma ampla reforma no prédio da empresa Kimberly-Clark, em São Paulo, o escritório Andrade Azevedo Arquitetura constatou, após estudos, que uma mudança para um prédio mais moderno traria resultados mais satisfatórios.
Assim, com a alta taxa de vacância nos imóveis da região da Berrini, os arquitetos, junto com os clientes, procuraram por um novo prédio, que tivesse condições mais atrativas para o dia a dia da empresa.
"No prédio anterior, existia uma grande área de armazenamento, mas faltavam salas de reunião. Ou seja, aquele espaço não mais atendia às necessidades da Kimberly-Clark. Então, a saída foi buscar um novo espaço, que nos permitisse criar um novo conceito de ocupação, mais otimizado", conta a arquiteta Claudia Andrade.
Segundo ela, o escritório realizou o dimensionamento das necessidades da empresa, que é um dos aspectos-chave para o sucesso de um novo conceito. "Precisamos garantir que o colaborador vai chegar à empresa e vai ter a solicitação de trabalho disponível. O sentimento de grupo é muito forte quando o ambiente de trabalho é bem solucionado”, completa Andrade.
Os arquitetos criaram ambientes diversificados e com estações de trabalho amplas, previstas para integrar as equipes. Contudo, também foram concebidas salas pequenas, que podem oferecer maior privacidade quando a situação exigir.
“Desenvolvemos um layout compondo as estações trabalho e as áreas de reuniões informais. Fizemos tudo na própria planta, para que o cliente pudesse perceber as mudanças que seriam feitas no espaço”, explica o arquiteto Marcos Azevedo.
Além disso, a Kimberly-Clark tem salas de atendimento, café e uma área destinada ao visitante. Trata-se de um espaço multiuso, com diferentes possibilidades de configurações, que pode receber desde uma confraternização entre os colaboradores até eventos de maior porte.
Com o novo conceito espacial, os funcionários podem escolher em qual ambiente trabalhar. Há locais formais e informais. “Um ambiente tem de ser flexível o suficiente pra atender todas as dinâmicas, e a Kimberly-Clark foi projetada para dar suporte às mais distintas situações que podem surgir durante a jornada de trabalho”, complementa Azevedo.
O projeto contempla cerca de 420 estações de trabalho que são compartilhadas por 600 funcionários. O novo espaço tem cerca de 1.000 m² a menos de área, porém tem mais espaço para o funcionário trabalhar. “São benefícios para o colaborador. Ao mesmo tempo em que reduzimos a área das estações de trabalho, também aumentamos as possibilidades de locais para se trabalhar”, conta Andrade.
A pintura aplicada em nos espaços internos trouxe um clima alegre e descontraído para a Kimberly-Clark. O vidro conferiu transparência aos espaços, enquanto a madeira ajudou a "aquecer" o ambiente, transmitindo sensação de conforto. “O projeto foge do convencional e cria um ambiente que pode ser analisado tridimensionalmente”, comenta Andrade.
A Kimberly-Clark foi pensada nos mínimos detalhes, para torna-se prática, funcional, organizada e integrada. Segundo Andrade, desde o momento em que se entra na empresa é possível captar o seu grande propósito, que é integrar e motivar as pessoas.
“Mudar de ambiente fez com que chegássemos ao resultado final com sucesso. O equilíbrio entre as áreas, a transparência das salas de reunião, a integração entre as equipes e a comunicação visual são características que tiveram papel fundamental na concepção da empresa”, finaliza Azevedo.
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