A escolha do terreno foi fundamental para a construção da Casa ID, autoria do escritório Cadi Arquitetura. O objetivo era colocar a edificação em um local alto, com vista para os morros que envolvem a cidade de Lajeado (RS). A solução traria à residência ventilação natural, fundamental durante o verão, quando a temperatura sobe bastante na região.
"Para aproveitar a paisagem, a solução que encontramos foi escavar o terreno e acomodar a garagem para dois carros, e ao mesmo tempo estruturar todo o pavimento principal que ficou distribuído em apenas um andar", relata a arquiteta Daiane Renner.
Para projetar a Casa ID, o escritório trouxe referências das casas uruguaias de veraneios. Para isso, usaram bastante concreto aparente e a pedra jacarandá, utilizada como revestimento, tudo isso misturado com uma arquitetura de traços retos e contemporâneos, que é própria dos arquitetos. Do Uruguai também veio a inspiração para a churrasqueira, onde podem ser feitas as tradicionais parrillas. O elemento foi inserido em meio às arvores já existentes no terreno.
A fachada deveria ser imponente para compensar a metragem do lote, daí a opção de se trabalhar com pé-direto alto. A grande janela de PVC tem folhas de correr que chegam a três metros de altura. Esse volume recebeu revestimento de porcelanato que imita aço corten. O muro de contenção foi feito de concreto aparente. Já os muros do acesso foram feitos em pedra. O volume à esquerda tem entrada independente.
“Tivemos cuidado com a parte ecológica. Toda área externa possui sistema de irrigação com aproveitamento da água da chuva coletada pelo telhado verde que é levada até uma cisterna, na qual é armazenada e depois utilizada nos vasos sanitários e irrigação do jardim”, explica a arquiteta.
A premissa era criar uma casa compacta, priorizando a integração da área externa com a interna. “Conseguimos distribuir em 105 m² cozinha, sala de jantar, sala de estar, banheiro social, gabinete, dormitório e suíte principal”, conta Renner.
A integração se dá através de uma grande cobertura em balanço que é sustentada pela placa de 7,2m revestida com porcelanato. Esse volume traz privacidade para a cozinha e ainda conta, na parte frontal, com a churrasqueira. Já na parte de trás tem a área de serviço, que conta com lavanderia, gás, canil, chuveiro e depósito.
Materiais naturais como concreto e pedra garantem personalidade à casa. Os arquitetos priorizaram uma base neutra no projeto de interiores, com as paredes sendo pintadas na cor branca e a utilização de piso vinílico escuro. Os móveis seguem uma linha mais reta, respeitando o estilo da arquitetura. As cores aparecem em apenas em alguns detalhes.
Para o projeto de iluminação, o escritório trabalhou com embutidos de LED em pontos estratégicos, oferecendo a possibilidade de ter vários cenários no mesmo ambiente.
Para o projeto de paisagismo, uma das coisas foi preservar as árvores já existentes. O restante do terreno segue uma linha mais limpa, com grama esmeralda, que serve de pano de fundo para a janela dos quartos. Na fachada, um Pândano – espécie de planta – ganha destaque e exibe suas raízes.
Escritório
Termos mais buscados