Em um terreno estreito e comprido de 360 m², próximo ao parque Ibirapuera, São Paulo, um grande bloco retangular de alvenaria se destaca pela fachada cega, sem janelas, envelopada em chapas de aço patinável – corten –, um material que oxida naturalmente com o passar do tempo, formando uma camada de cor avermelhada, como se estivesse enferrujado. Instaladas sobre a alvenaria, as placas foram aparafusadas a um chassi metálico de perfis tubulares.
A atraente e inusitada textura dá à casa projetada pelo arquiteto Marcio Kogan um aspecto industrial e ainda oferece três vezes mais resistência à corrosão, se comparada ao aço comum. A caixa de alvenaria suspensa sobre uma espécie de pórtico branco abriga a porta de entrada de madeira freijó com cor similar às chapas metálicas. Já o portão frontal da garagem é feito de painéis de madeira ripada e abre-se inteiramente para a rua.
Mas a combinação de materiais e formas não para por aí. Além das chapas de aço que medem O diálogo entre a textura enferrujada do exterior e a pedra, a madeira, a massa branca e o vidro constrói o espaço Marcio Kogan 2,12 x 0,92 m e formam o painel de cerca de 35 m² a construção de traços geométricos exibe na fachada dos fundos a nobreza do pano de vidro transparente, um volume suspenso com brises móveis de madeira e muros internos de pedra.
“O diálogo entre a textura enferrujada do exterior e a pedra, a madeira, a massa branca e o vidro constrói o espaço”, argumenta o arquiteto Marcio Kogan, do Studio MK27. E como a natureza não poderia ficar de fora, a sombra de uma árvore da rua encaixa-se perfeitamente ao partido arquitetônico, construindo uma atraente e humana paisagem.
Contemporâneo, o grande bloco retangular é dividido em três pavimentos e reserva ambientes generosos que se abrem para as laterais e para os fundos da casa. No térreo, quatro portas-camarões de vidro integram e dividem, ao mesmo tempo, um amplo living com pé-direito duplo de 5,2 m a um pequeno deque com lareira externa. Nesse espaço um volume solto de madeira camufla a cozinha e, sobre ele, no mezanino, encontra-se o home theater.
A área íntima com três quartos e suítes localiza-se no terceiro andar, com o quarto do casal nos fundos, aberto para a área externa sempre que necessário por meio de um painel de brises de madeira que tem a função de filtrar a luz. Na cobertura da construção, ao ar livre, concentra-se o espaço de lazer com um convidativo ar de solário. Nela, um grande deque de madeira protegido por guarda-corpos de vidro descortina a bela vista da cidade. Para complementar, a piscina aquecida oferece o conforto de poder ser usada nas diversas estações do ano.
Escritório
Termos mais buscados