Texto: Naíza Ximenes
SPOILER ALERT: Bianca Andrade abre as portas da Boca Rosa Company para a Galeria da Arquitetura!
Bianca, Boca Rosa, Bia... a influencer que conquistou a comunidade brasileira de maquiagens é conhecida por muitos nomes. Famosa pelas façanhas de marketing, Bianca Andrade construiu um verdadeiro hub de profissões em torno da marca “Boca Rosa”.
O resultado disso é o surgimento da Boca Rosa Company: um espaço que reúne os esforços da influenciadora, empresária, youtuber, diretora criativa, atriz e apresentadora, com o máximo possível de sinergia entre as redes de apoio de cada função. E qual o melhor adjetivo para a empresa senão... “instagramável”?
A palavra foi o conceito norteador do projeto de arquitetura idealizado pelo Studio KaJu, que adaptou todos os ambientes da empresa (literalmente todos) de acordo com a identidade visual da Boca Rosa: da recepção à copa, banheiros, coworking, sala de reuniões e estúdio fotográfico.
A Boca Rosa Company fica em um bairro badalado da capital paulista. Com salas comerciais já alugadas, as arquitetas do Studio Kaju receberam um programa de necessidades bem definido por Bianca e sua equipe.
O pedido foi por um espaço setorizado em dois ambientes: de um lado o coworking e, do outro, a sala de reunião e o estúdio de Bianca. No meio, deveria ficar a recepção. “O coworking acomoda toda a equipe da Bianca”, explica Kamila Pasqualli, uma das arquitetas envolvidas. “Ele fica à esquerda da recepção central, e, no lado direito, deixamos o espaço dedicado a reuniões, à copa e ao ambiente individual da Bianca, que inclui o camarim e o escritório privativo.”
Necessidades definidas, as arquitetas partiram para o visual. A aposta foi em um movimento escapista, com características que simbolizam o fun design. O desafio, no entanto, foi unir conceito e estratégia comercial em um único projeto.
Em entrevista à Galeria da Arquitetura, as arquitetas contaram que embarcaram nos estudos de marketing aliado ao design, de forma que pudessem projetar ambientes “instagramáveis”, conectados entre si e com nuances claras da identidade visual da marca Boca Rosa.
Uma vez na Boca Rosa Company, o visitante se vê em uma recepção de contos de fadas. Batizado de “Hall Aurora”, a entrada foi inteiramente inspirada na aurora boreal. Apesar de as paredes e o mobiliário serem brancos — a exemplo do sofá no formato de boca, da mesa em mármore carrara e da Poltrona Grape, também de autoria do Studio KaJu —, o teto ganhou várias placas de acrílico em formato orgânico e revestidos por película dicroica: o verdadeiro destaque do espaço.
Isso acontece porque essa película se comporta como um “camaleão de cores”, quase como um furta-cor, concebendo cenários diferentes a depender da iluminação. Com o projeto luminotécnico idealizado especialmente para a recepção, ora em luz branca, ora em luz rosa neon (assim como no ícone de boca da mesa), o hall se transforma. Pequenas mãos “surgem” das paredes, em mais uma estratégia para a estética fun design.
Na porta à esquerda, o visitante tem acesso ao coworking. Um pequeno corredor conecta o hall ao espaço de trabalho, com uma porta intermediária: a entrada para o “Lavabo High Touch”. O espaço ganhou chão, paredes e teto pintados de azul bem escuro, várias mãos e arandelas pelas paredes, iluminação em LED rosa e louças pretas.
Apelidado de “Fifty Shades of Aurora”, o coworking é outro que ganhou um conceito próprio. Baseado no yin-yang, metade do espaço é preta e a outra metade é branca, dos revestimentos ao mobiliário. Ainda assim, como se trata de um espaço de trabalho, o design ganhou aspectos mais sóbrios.
À esquerda, do lado preto, fica a área social (com bistrô, café, geladeira e bar). Mais um elemento de autoria do escritório completa o mobiliário: a banqueta Pitaya, também na cor preta. Uma geladeira acoplada à estrutura fica à disposição dos colaboradores, que também podem se servir das amenidades na área do café, ao lado, feita de mármore preto da empresa Mont Blanc.
A iluminação é outro destaque, com foco no LED rosa (nas lâmpadas acopladas às mãos pelas paredes e no logo que diz “Boca Rosa Café Bar”) e amarelo (que forma toda a adega ao lado do café).
Atrás das mesas e banquetas Pitaya, estão duas grandes estações de trabalho, divididas por uma baia central. Nessa estrutura, há outros dois recursos de design: a divisão das cadeiras (pretas de um lado da baia e brancas do outro) e o revestimento das divisórias com a mesma película dicroica.
No lado branco do coworking, o sofá, a mesa de centro e as poltronas são todos de cor cinza claro. As paredes, agora brancas, ganharam mais luzes de LED rosa, dividindo espaço com a grande janela. Por fim, uma pequena sala de reunião é contornada por portas de vidro de correr revestidas também pela película dicroica. O local ganhou cortinas e paredes brancas, mesa de mármore Carrara com espaço para seis cadeiras transparentes e mãos que seguram uma grande TV.
Voltando ao hall central, o corredor à direita é um acontecimento à parte. Apelidado de “Infinity”, o espaço ganhou espelho e quadros de luz pela parede, chão e teto que dão a sensação de um caminho infinito. O visitante pode entrar na copa à direita (inteiramente em tons de rosa) ou, um pouco mais à frente, à esquerda, na sala de reuniões “Poisy Kiss”.
No espaço Poisy Kiss, as paredes brancas são repletas de pequenas bocas pretas, em alusão à marca. Uma grande mesa central de mármore branco Carrara é rodeada por poltronas Pitaya, na cor branca. Todo o espaço é iluminado por grandes janelas de vidro, do chão ao teto, que permitem grande entrada de luz natural.
A última porta do corredor leva o visitante aos ambientes privados de Bianca Andrade. O acesso acontece pelo estúdio fotográfico — todo branco, com algumas pequenas bocas brancas na parede e outro sofá em formato de boca —, onde há uma outra porta, que leva ao camarim.
Pensado para as transmissões ao vivo e para os easter eggs da marca (uma mensagem ou um programa escondido dentro de uma outra mídia), o ambiente — que também atua como um espaço de maquiagem — tem um conceito monocromático em tons de rosa, com uma verdadeira vitrine de produtos da marca na direção oposta ao espelho. Por último, uma segunda porta conecta o camarim ao escritório pessoal de Bianca Andrade. Este, por sua vez, foi inteiramente adornado com tons de azul e branco.
“O espaço exclusivo da Bianca foi setorizado em três ambientes”, explica a arquiteta. “O primeiro é o espaço fotográfico, seguido pelo ambiente de maquiagem e escritório pessoal. O design reflete a dualidade da Bianca: o lado ‘Like a Bitch’, rosa, e o lado ‘Like a Boss’, azul.”
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