Quando comprou para locação o apartamento no bairro do Brooklin, na Zona Sul de São Paulo (SP), o proprietário do Studio45 convidou a arquiteta Elen Saravalli para desenvolver o projeto de interiores de seu novo investimento. A premissa foi intervir o mínimo necessário, mas contribuir para o conforto e a qualidade de vida dos locatários com custos reduzidos.
As obras duraram dois meses. Sem troca dos revestimentos existentes e quebras de paredes, os espaços foram aproveitados ao máximo por meio da integração com o mobiliário feito sob medida.
Quando adquirido, o Studio45 tinha “dentes” de vigas e pilares. Saravalli explica que escolheu disfarçá-los com o desenho da marcenaria da mesa da sala de estar e, no caso da parede do dormitório, com a cabeceira da cama.
A integração dos ambientes se destaca no projeto. A televisão foi encaixada em um tubo giratório entre o dormitório e a sala de estar para limitar esses espaços, porém dando a impressão de que o apartamento é maior do que na verdade é.
“A integração é o maior diferencial, mas a cor azul da parede e a geometria do desenho dos azulejos da cozinha também se destacam, pois deram um tom alegre e jovem ao apartamento”, conta a arquiteta.
Entre os novos elementos funcionais, foram projetadas gavetas dos lados do sofá na sala de estar para o apoio de abajures. Além disso, elas emendam com a mesa em um dos cantos, formando um pequeno escritório para trabalho. Há, também, uma canaleta acima do sofá para apoiar os quadros.
Seguindo para a varanda, que se integra à sala de estar através de portas de vidro de correr, vê-se outro mobiliário que chama a atenção. Abaixo do tampo, foi projetado um nicho para guardar objetos e esconder a máquina de lavar.
“Tem também uma caixa em marcenaria que esconde a máquina condensadora do ar condicionado na varanda e, ao mesmo tempo, serve de apoio com um aparador”, menciona Saravalli.
O dormitório recebeu um armário que vai do piso ao teto, com portas de correr para aproveitar todo o nicho deixado pela construtora. Há outro armário que abriga a televisão no tubo giratório. Ao lado, prateleiras guardam roupas e sapatos.
Todo o mobiliário foi desenvolvido para melhorar a circulação dos locatários e facilitar a arrumação de utensílios no dia a dia. Os tamanhos das gavetas são variados, para facilitar a organização.
Já no banheiro, o gabinete foi projetado aproveitando toda a parede da bancada, e, como o tampo não foi trocado, ao lado dele foi projetada uma gaveta para roupas. O revestimento foi feito em espelho, de modo a ampliar o espaço.
“Usamos spots em trilhos para que não fosse preciso mudar os pontos de iluminação existentes na laje e ainda assim locar os pontos de luz de acordo com o layout”, descreve a arquiteta sobre o projeto luminotécnico do Studio45.
Esse tipo de iluminação foi escolhido para que o forro com gesso não fosse rebaixado, correndo o risco de diminuir o pé-direito do apartamento, pois já havia um rebaixamento no forro da cozinha por conta do encanamento. Desse modo, a arquiteta aproveitou para embutir a iluminação, assim como fez no banheiro.
Na varanda, foi aplicada uma fita de led na prateleira do espaço gourmet, que garante um tom acolhedor ao ambiente.
Escritório
Termos mais buscados