Área delimitada, espaços compartimentados e tempo escasso foram as adversidades que desafiaram a reforma do Loft Anália Franco, realizada pelo escritório Samira Jarouche Arquitetura & Interiores. Localizado em um edifício no bairro nobre da zona leste de São Paulo, o apartamento superou os contratempos e, em poucos meses, transformou-se em um lugar prazeroso, que reflete a identidade dos clientes.
O imóvel, de 84 m², pertence a um casal jovem que, devido à vida bastante atribulada pelo trabalho, fica pouco tempo em casa. A arquiteta Samira Jarouche propôs, então, que os breves momentos passados ali deveriam ser aproveitados com aconchego.
“Para isso, criei o espaço com o estilo dos moradores, baseado em um clima intimista, mas da mesma forma urbano, atual e, acima de tudo, funcional”, comenta Jarouche, citando que uma das exigências dos proprietários era a instalação do sistema de automação de luz, som e ar-condicionado, para maior praticidade no dia a dia.
Segundo a arquiteta, a maior dificuldade do projeto de reforma consistia no curto prazo para a entrega da obra. “Foram estipulados 60 dias para concluirmos tudo, mas, como dependíamos de alguns fornecedores, finalizamos os trabalhos em dois meses e meio”, menciona.
Como o antigo apartamento era um decorado, a profissional conta que foram realizadas diversas alterações de layout, das quais a demolição de uma parede – que separava a cozinha e a sala – pode ser considerada a mais significativa. Além de integrar esses ambientes, a modificação proporcionou maior amplitude ao imóvel no geral, assim como o novo posicionamento da TV, anexa por meio de um tubo instalado no teto. “Com mais espaço, os moradores podem receber amigos e ter mais prazer em ficar em casa”, observa Jarouche.
O Loft Anália Franco possui uma linguagem moderna, identificada com o perfil dos clientes. Esse é o resultado da aposta tanto em elementos quanto em cores, de modo a criar uma atmosfera intimista e urbana. Assim, a vibrante cor amarela, que pontua certos apoios, harmoniza com o cinza e o preto, mas sem impactar excessivamente na composição.
Com a contribuição da iluminação focada, os móveis de design contemporâneo combinam com os materiais mais rústicos, como a madeira de demolição presente na parede de acesso ao segundo andar e o piso de tecnocimento, que imita o aspecto do cimento queimado.
Escritório
Termos mais buscados