Logo Construmarket
Banner

Casa R2

Casa R2
De todos os ângulos da Casa R2, projetada pelo Studio Bloco Arquitetura, é possível contemplar a belíssima vista do litoral gaúcho, localizado na região de Xangri-Lá (RS). Imagens: Marcelo Donadussi
Casa R2
Casa R2
Casa R2
Casa R2
Casa R2
Casa R2
Casa R2

Beleza litorânea

Texto: Vitória Oliveira

Situada no litoral norte gaúcho, na cidade de Xangri-Lá (RS), está a Casa R2 com projeto assinado pelo Studio Bloco Arquitetura. A morada enaltece o uso de elementos atemporais: concreto aparente, vidros, pedras e madeira.

A implantação da morada no terreno com dimensões 12 m x 30 m foi norteada pelos condicionantes legais e pelo programa de necessidades, que exigia uma extensa ocupação do lote para que a casa se abrisse para a natureza local.

“A casa dialoga com o viver contemporâneo, onde o simples e a conexão com o que é natural se fazem necessário cotidianamente. Principalmente em uma casa de praia, onde o estar despojado e descomplicado se torna uma necessidade básica”, conta o arquiteto Maicon.

Construída num terreno elevado com vista para a natureza, a residência divide-se em três setores em um único bloco (térreo). O primeiro e o segundo – que engloba a fachada – abriga as áreas gourmet e social. Destaca-se por ter forma de cubo que se abre para o exterior.

E o terceiro bloco acomoda os dormitórios que se sobressai por ter amplos painéis de vidro que se estendem do chão ao teto, conferindo ao projeto uma vista encantadora da área externa.

As áreas gourmet e de estar são integradas e completamente conectadas ao exterior Foto: Marcelo Donadussi 

De todos os ambientes é possível ter uma vista panorâmica, por meio do amplo painel de vidro que cria um contraste inteligente entre interior e exterior, dando leveza ao conjunto e possibilitando a entrada de luz. Além disso, os arquitetos valorizaram a ventilação cruzada e a iluminação natural presente em praticamente todos os cômodos.

Por fora

Na fachada principal, as texturas escolhidas para o projeto se apresentam na sua forma natural: pedra, concreto aparente, madeira e a pureza do branco para contrastar. Os brises de madeira encaixados no volume que se sobressai protegem as duas suítes do sol poente. O acesso da casa se dá a partir do abrigo de veículos coberto por um pergolado de madeira, onde uma passarela direciona o usuário até a área posterior da residência, permitindo que ela seja descoberta ao longo do percurso.

A área social está orientada para leste e onde o sol incide apenas na parte da manhã. O ambiente se abre tanto para o pátio interno, como para os fundos do terreno, onde um caminho de pedestres leva ao lago que serpenteia o condomínio.

Na circulação que leva à área íntima de um lado estão as portas camufladas no painel de MDF, e de outro a vegetação do pátio interno.

A paleta interna em tons neutros – com destaque para o painel amadeirado da circulação – está aliada ao caráter tropical do paisagismo externo que inclui árvores frutíferas como acerola e romã, conferindo uma morada confortável e descontraída dos ambientes e um jeito essencialmente simples de habitar.

Escritório

  • Local: RS, Brasil
  • Conclusão da obra: 2019
  • Área construída: 180 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados