Quando decidiram reformar a Casa ACK, seus proprietários tinham vários desejos em mente, mas um deles se sobressaia: ganhar mais fluidez e integração entre os ambientes, especialmente entre interior e exterior. Assim, a morada de 504 m² de área construída foi repaginada pelos arquitetos do Studio AG, que otimizaram todos os ambientes, tornando-os práticos e funcionais para o dia a dia.
Situada em um bairro bem provido de árvores na zona sul de São Paulo, a residência apresentava uma planta bastante segmentada e limitada ao exterior, o que incomodava os moradores.
Em vista disso, os arquitetos optaram por grandes aberturas que valorizaram os percursos internos, trazendo o exterior para dentro da casa, além de tornar a volumetria mais interessante. “A família queria que os ambientes fossem mais integrados ao jardim e com vãos maiores para a entrada de iluminação natural”, conta a equipe do Studio AG.
Os ambientes se organizam em três pavimentos: térreo, primeiro andar e sótão. No térreo ficam as salas de estar, jantar e a íntima com lareira, cozinha, área de serviços e espaço gourmet com jardim, deck e piscina.
A planta do térreo foi totalmente transformada. Os arquitetos expandiram o bloco da sala íntima, e o resultado foi um volume de concreto aparente que se sobressai à área de lazer da morada. Ademais, um pilar da varanda foi substituído por um reforço estrutural metálico que integrou os ambientes internos ao exterior.
No primeiro andar está a área íntima, que é composta por quatro suítes standard e uma máster com closet que é a do casal. Esse pavimento recebeu grandes modificações, como novos banheiros, aumento dos vãos das janelas e circulação mais fluida. Além disso, um terraço com jardim enaltece o plano verde e dá a sensação de proximidade com a natureza.
“A ausência de um estilo arquitetônico marcante nos deu liberdade para dar uma cara nova para a morada, dessa vez com um ar mais contemporâneo”, diz a equipe.
Para o projeto de interiores, foram escolhidas peças atemporais de autoria de designers brasileiros mesclados com itens mais despojados. Nos móveis predominam os tons neutros e diferentes texturas, cores e materiais que trazem uma composição aconchegante e poética ao ambiente.
Foi instalada uma cisterna que capta e armazena a água da chuva para irrigar o jardim. Para o tratamento da piscina, os arquitetos optaram pela ionização de cobre que é considerada uma tecnologia eficaz para tratamento de piscinas residenciais, já que é isento de produtos químicos.
O escritório explorou a ventilação cruzada, que torna os ambientes mais arejados mesmo nos dias de calor intenso. A iluminação natural clareia adequadamente os ambientes internos com luz solar.
Veja outros projetos de reformas na Galeria da Arquitetura:
Residência Moema PF, por dt.estudio
Escritório
Termos mais buscados