A Residência WW nasceu da proposta de estabelecer um novo conceito de comunidade para mulheres empreendedoras residentes em Polanco, no México. Com estrutura típica de uma imponente casa dos anos 20, o espaço passou por uma série de intervenções coordenadas pelo escritório de arquitetura SPV Arquitectos até chegar no modelo ideal para suas usuárias.
De acordo com a equipe responsável pelo desenho, o clube dispõe de espaços que atendem a todas as necessidades de suas frequentadoras. Uma das prioridades foi criar um conjunto de cenários que dialogassem entre si e proporcionassem um espaço fluido, conectado com a própria identidade da antiga casa.
Paralelamente a isso, existia o grande desafio de respeitar o estado original da construção – tanto sua estrutura quanto seus móveis ou objetos de decoração. “Mantivemos a estrutura em formato de arco nas entradas de todos os cômodos e os pisos naturais em torno da área externa. Também destacamos o candelabro no centro da escada, as chaminés e as montras (um tipo de vitrine envidraçada),” comenta a equipe.
Por outro lado, houve abertura para novos espaços. O pavimento térreo acomoda agora vestiários, ginásio, cafeteria-cozinha, salas de enfermagem e salão de jogos. No andar superior estão as áreas de trabalhos, salas de reuniões, salão de beleza, escritórios corporativos e armários e cabines para acomodar objetos pessoais. “Tudo foi concedido e personalizado olhando para cada detalhe em termos de mobiliário, iluminação, conectividade e ergonomia.”
Uma escada leva os visitantes ao terraço, onde está um restaurante/bar semiaberto completamente cercado por vegetação. O local é ideal para momentos de diversão e relaxamento.
Veja outros projetos internacionais na Galeria da Arquitetura:
Diaoyutai Hotel Hangzhou, do CCD
Hunter Bar, do Snøhetta
Escritório
Termos mais buscados