Como transformar a experiência da compra e do consumo de carne em algo acolhedor, prazeroso e Trabalhamos para criar uma loja cuja filosofia se afastasse do conceito de um açougue no termo convencional Fernando Forte divertido não apenas para gourmets e amantes do produto, mas para pessoas que desejam comer melhor? A resposta tornou-se um desafio para o escritório FGMF Arquitetos, sob o comando de Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz, convidados a idealizar o projeto para a nova loja Feed, em parceria com o escritório Projeto de Perto. “Trabalhamos para criar uma loja cuja filosofia se afastasse do conceito de um açougue no termo convencional”, explica Fernando Forte. Com a missão de aproximar o consumidor de toda a cadeia Feed, os profissionais investiram em um projeto que, desde a fachada envidraçada, agrega elementos mais do que atraentes. Há um pé-direito com 5 metros de altura, paredes, teto e chão com revestimento cimentício, jardins verticais e móveis de madeira com design moderno, além de aulas de culinária e um mostruário com mais de sessenta carnes nobres. O amplo espaço interno de 360 m², no bairro do Itaim, São Paulo, tem decoração com base na cor branca, detalhes de madeira, muitos elementos translúcidos e é aberto aos clientes.
A arquitetura, decoração e programação visual arrojadas representam o conceito do mundo FEED, cuja intenção é a de estar presente no cotidiano dos consumidores, e não apenas vender os seus produtos eventualmente. A flagship da marca é mais que uma loja de carnes nobres como algumas existentes; ela representa a base de uma grande distribuidora capaz de atender o consumo das famílias de clientes, desde o dia a dia até as ocasiões especiais. A empresa engloba desde o controle genético do especial gado Bonsmara, passando pela criação, alimentação, abate, corte e comercialização. Além disso, oferece receitas e acessórios necessários ao preparo dos alimentos. Assim, a estrutura do projeto foi dividida em dois sentidos, o longitudinal e o transversal. Ambos compõem um ambiente intuitivo e afável.
No sentido transversal, o layout divide saguão de entrada, produtos, caixas, geladeiras, açougue, Decidimos criar uma agradável área de entrada com pé-direito duplo, ideal para recepcionar os clientes, na qual um painel triedo mostra algumas imagens da Feed através da grande vitrine frontal Fernando Forte jardim e banheiros. “Decidimos criar uma agradável área de entrada com pé-direito duplo, ideal para recepcionar os clientes, na qual um painel triedo mostra algumas imagens da Feed através da grande vitrine frontal”, expõe Fernando Forte. O espaço totalmente visível à rua extrapola a função de expor os produtos. “Ela também convida as pessoas a entrar e conhecer o lugar.” Após o espaço de chegada, no sentido longitudinal, tem-se à direita o açougue e o produto exposto em diversos cortes, disponível em geladeiras. À esquerda, uma longa estante de diferentes nichos com iluminação apresenta itens complementares, serviços e caixa. O móvel exerce a função de um poderoso organizador no ambiente. Através dele o cliente escolhe seus produtos, retira-os e paga no caixa, adaptado ao próprio móvel. Também é possível acessar os banheiros passando pela estante. Estantes e geladeiras exibem um design desenvolvido pelo escritório FGMF, assim como o açougue, cuja divisória de vidro permite às pessoas visualizarem os profissionais trabalhando. As portas de vidro são encaixadas em um grande volume de madeira.
Utilizado em abundância, o vidro está presente desde a entrada até o interior, no centro da construção. Na fachada frontal, os painéis foram divididos em três partes por esquadrias metálicas e contrastam com o revestimento de concreto presente na estrutura externa. No centro, onde funciona o açougue, uma área com iluminação zenital protegida por uma árvore cujo tronco parte de dentro da loja é ladeada por um jardim vertical de bromélias. Neste amplo espaço envidraçado, a luz natural banha todo o ambiente. À sombra de uma enorme figueira preservada pelo projeto, no fundo da loja, uma área gourmet com lounge oferece uma cozinha semi-industrial aberta, com teto de vidro. No espaço promovem-se cursos de culinária, degustação de produtos, pequenos eventos, almoços e jantares. Mesas e cadeiras convidam os clientes a aproveitar o cenário.
Revestimentos cimentícios e de madeira contribuem para o estilo contemporâneo da loja. Além do grande bloco de madeira que toma parte de uma das laterais da construção e abriga os refrigeradores, nos quais a carne está exposta, o material está presente no mobiliário. “Projetamos caixotes crus e coloridos com as logomarcas da Feed que servem como base para mesas e pequenas mesinhas”, conta Fernando. Os arquitetos também apostaram em peças modernas e assinadas que evidenciam a atmosfera superatual do espaço.
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