Construída em 2013 no aeroporto de Trondheim, na Noruega, a loja TRD Heinemann vende produtos típicos da cidade e convida a um verdadeiro mergulho na cultura local. Realizado pelo escritório TYIN tegnestue Architects, o projeto arquitetônico utiliza materiais ligados às principais atividades do país, como madeira e aço.
Como informam os arquitetos, o objetivo era sair às ruas da cidade observando o estilo das construções, para depois aplicá-lo à TRD Heinemann. Durante o processo, encontraram uma antiga e tradicional casa de madeira, construída na década de 1880. Apesar de estar fadada à demolição, a residência teve materiais recuperados, como foi o caso de algumas toras de madeira. Na oficina do TYIN, elas foram dissecadas, e a forma da estrutura remanescente ditou o projeto, que se destaca sobretudo, pelo design das estantes.
A loja tinha dois objetivos principais: mostrar a singularidade da cidade e seu patrimônio cultural; e criar algo autêntico e real, que contrastasse com o ambiente artificial dos aeroportos. Para chegar a esse resultado, nada mais tradicional e norueguês do que se inspirar nas casas de madeira – uma forma de construção que tem vários séculos e é usada até hoje em Trondheim.
Este material dá forma às prateleiras do estabelecimento. Já os troncos que restaram foram cortados em pedaços e usados para criar uma parede de madeira natural, onde estão alocadas algumas bebidas.
As estantes de madeira ainda recebem elementos de fixação e suportes de metal. Isso porque Trondheim também é conhecida pela indústria de aço relacionada ao transporte marítimo. Outro detalhe são os formatos dessas peças, que recriam a silhueta dos clássicos edifícios noruegueses.
De acordo com os arquitetos, as prateleiras de aço são profundamente enterradas nos troncos de madeira. Além disso, cada módulo contém uma complexa rede de fiação elétrica, para iluminar as estantes com luzes de LED. Durante esse processo, o escritório teve o acompanhamento e a contribuição de artesãos locais.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados