
A vista para a cidade de Oslo, na Noruega, foi o ponto de partida para a reforma do Summit Bar, realizada pelo escritório Snøhetta e concluída em 2016.
Localizado no 21º andar do Hotel Radisson Blu Scandinavia, o estabelecimento dispõe de vidro reflexivo em toda a sua fachada, justamente para facilitar o aproveitamento da paisagem. De dia, a luz reflete no interior e, de noite, interior e exterior parecem um só.
Logo na entrada, uma parte da parede foi feita de latão e pintada na cor dourada, chamando a atenção. Nela, está grafado o nome do bar, dando as boas-vindas aos clientes.
O mobiliário foi disposto em dois níveis, criando espaços mais privados e outros mais abertos – mas todos acolhedores. Além disso, a disposição dos móveis, desenvolvida de forma escultórica, fez com que fosse possível ter diversas alternativas de assentos. Isso permite que o público tenha interação entre si e com a paisagem.
Uma curiosidade é que foi o próprio escritório Snøhetta quem projetou todos os móveis fixos do design de interiores, como o corrimão das rampas, a prateleira de vidro que acomoda as bebidas no balcão, os sofás e as mesas com iluminação, trilhos e sinalização. O projeto conta também com acessibilidade, por causa das rampas que ligam os vários níveis existentes.
A paleta de cores foi escolhida com base nas cores da natureza, como as paredes azul-escura, que ficam na frente, e uma parede de latão quente, que se assemelha ao fogo. Para destacar a vista, a iluminação no teto foi reduzida ao mínimo. Os aparelhos de iluminação menores, que estão nas áreas de convivência, contribuem para uma atmosfera íntima.
Escritório
Termos mais buscados