A falta de ofertas hoteleiras no bairro residencial de Sion, região Centro-Sul de Belo Horizonte, tornou o local ideal para a implantação do aconchegante Hotel e-Suítes. Concebido pelo escritório Sito Arquitetura sob o conceito de apart-hotel boutique, o projeto arquitetônico valoriza o apuro estético e o cuidado na ambientação dos ambientes para acomodar confortavelmente os hóspedes que procuram maior tempo de estadia.
Com o terreno restrito a 700 m² e uma fachada estreita, o maior desafio foi encontrar maneiras de destacar a edificação tanto para inseri-la na paisagem urbana, quanto para torná-la visualmente atraente.
“O lote limitado é compensado no tratamento do espaço de forma acolhedora e nas dimensões generosas dos apartamentos, que se configuram como pequenas unidades para morar”, argumenta a arquiteta Anna Ávilla. Segundo ela, a prioridade do projeto do Hotel e-Suítes Belo Horizonte foi encontrar o melhor aproveitamento espacial possível.
O hotel possui 11 andares e 80 quartos com cerca de 30 m² cada, com cozinha americana, minibar, estação de trabalho e cofre digital. Além disso, os hóspedes podem desfrutar de um restaurante, com vista privilegiada para o terraço, academia, banheira de hidromassagem e sauna.
A linguagem arquitetônica do Hotel e-Suítes Belo Horizonte é contemporânea, com a aplicação de poucos elementos, que privilegiam os traços retos e a sutileza dos detalhes.
Nesse contexto, as fachadas com maior visibilidade foram exploradas por grandes superfícies de vidro, enquanto na porção mais exposta à incidência solar a pele transparente combina com os painéis de madeira, que são empregados nos mais diversos tamanhos e causam a impressão de movimento da estrutura.
“Essas linhas longitudinais, formadas pelos elementos de madeira, reforçam a continuidade e a verticalidade da edificação, marcada pela superfície plana envidraçada”, menciona Ávilla, além de ressaltar a importância da escolha desses materiais para a construção econômica do hotel.
Em menor escala de destaque também foram aplicados revestimentos cerâmicos e chapas de alumínio (ACM).
O projeto de iluminação procura evidenciar determinados componentes com a utilização de peças decorativas, principalmente no hall de entrada, enquanto os objetos mais discretos quantificam e especificam as luminárias em relação aos efeitos e à temperatura de luz.
Já as áreas de entrada do Hotel e-Suítes Belo Horizonte ganharam um maior atrativo pelo tratamento paisagístico dos jardins frontais que, somados à presença das árvores existentes no passeio, formam uma expressiva área verde, ampliada pelo reflexo do vidro espelhado da entrada.
Escritório
Termos mais buscados