Seguindo o conceito de biomimética – quando a arquitetura é concebida de forma a se moldar na natureza –, o eco resort do Parque de Pedras Salgadas, localizado na cidade portuguesa Bornes de Aguiar, compreende um conjunto de sete casas pequenas – conhecidas como Eco Houses.
A premissa do autor do projeto, o arquiteto português Rebelo de Andrade, era criar habitações que oferecessem aos hóspedes uma imersão na vegetação da área e na atmosfera natural.
Um sistema pré-fabricado modular foi escolhido para estruturar as unidades do resort. Dessa forma, o empreendimento tem um fechamento e uma base adaptáveis a lugares específicos da área no parque. Além disso, os três módulos que compõem as ‘casinhas’ são dispostos de maneira diferente em cada uma delas, criando diálogos distintos com o exterior.
Os vãos entre as árvores são preenchidos cuidadosamente com as unidades, de maneira fluida. Assim, a experiência no resort torna-se personalizada a cada hóspede.
Para complementar os espaços únicos das unidades, as coberturas inclinadas também permitem que cada uma das Eco Houses esteja em harmonia com a área do parque, pois se encaixam de acordo com as árvores e a vegetação. Vendo de fora, o conjunto é dinâmico; por dentro, as unidades são confortáveis.
Os cantos que os diferentes volumes criam contradizem a lógica estrutural das ‘casinhas’, mas criam a sensação de que o parque está dentro das unidades, criando enquadramentos especiais da natureza. Para arrematar esse casamento de atmosferas, o revestimento exterior em placas de ardósia foi escolhido propositalmente: combina com o exterior e com o ripado de de madeira usado nos terraços.
Veja também:
ARCA, por Atelier Marko Brajovic
Escritório
Termos mais buscados