Inaugurado em 2018, o Janeiro Hotel é resultado de um projeto inovador, que transformou o antigo e lendário Marina All Suítes, na praia do Leblon, em um cinco estrelas minimalista e luxuoso. Cercado de maravilhas naturais e de alguns dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro, o edifício foi totalmente atualizado para tirar o máximo de proveito dos visuais e eliminar quaisquer barreiras com a natureza.
Disso resultou que todos os ambientes ficaram integrados à paisagem, a exemplo das suítes, do restaurante (que ganhou uma abertura que vai de uma parede a outra) e principalmente do terraço, onde foi inserida uma piscina de borda infinita cuja lateral passou a contar com uma abertura circular que emoldura o imponente conjunto de montanhas denominado Dois Irmãos – uma visão icônica da capital carioca.
“Buscamos valorizar os vãos de abertura para o exterior, a orientação para a vista mais ampla e a extensão dos elementos da praia. A utilização na composição geral de materiais naturais e orgânicos visaram inspirar um ambiente acolhedor”, descreve a equipe do Siqueira + Azul Arquitetura, comandada pela prestigiada arquiteta Lia Siqueira, que assina o projeto arquitetônico.
A piscina do hotel fica no terraço, local que oferece os melhores visuais. Foto: André Nazareth / MCA Estudio / Janeiro Hotel Divulgação
Por trás da estética do Janeiro Hotel há, ainda, um outro nome de peso, que é de Oskar Metsavaht, proprietário do hotel e diretor criativo da grife Osklen. Importante personalidade do mundo da moda, o empresário deu seu toque criativo e único no projeto de interiores e fez a curadoria de objetos.
Presente na estrutura, no mobiliário e na decoração, a madeira é um dos materiais predominantes no projeto do Janeiro Hotel. Ela se articula com o mármore travertino e com uma paleta em tons de areia para resultar numa atmosfera clean, sofisticada e que se equilibra perfeitamente com o verde, o azul e o brilho da natureza.
A mesma ‘fórmula’ se repete nas 53 suítes, onde também aparecem a palha natural (usada nas cadeiras de balanço suspensas) e o linho (presente em cortinas e cúpulas de abajures). Espaçosas e aconchegantes, elas contam com grandes aberturas que convidam o hóspede a contemplar a charmosa orla do Leblon.
Essa combinação de madeira e palha, tanto nos quartos quanto nas áreas comuns, dá um toque tropical e valoriza a produção nacional, com ênfase numa arquitetura brasileira e, mais ainda, carioca. Basta circular por alguns espaços do empreendimento para confirmar o que dizem seus idealizadores – o hotel tem DNA carioca!
O trabalho de madeira foi totalmente autoral, projetado e executado exclusivamente para o Janeiro. Destaque para as peças de mobiliário, como camas, cadeiras, armários e painéis ripados de paredes. O elemento também exerce seu protagonismo no forro do restaurante, onde longas ripas vão ao encontro da vista estonteante do mar azul carioca.
Escritório
Termos mais buscados