Logo Construmarket
Banner

Janeiro Hotel

Janeiro Hotel
Situado na praia do Leblon, o Janeiro Hotel foi projetado por Siqueira + Azul Arquitetura. O design minimalista e as vistas paradisíacas são destaques no projeto. Imagens: André Nazareth / MCA Estudio / Janeiro Hotel Divul
Janeiro Hotel
Janeiro Hotel
Janeiro Hotel
Janeiro Hotel
Janeiro Hotel
Janeiro Hotel
Janeiro Hotel
Janeiro Hotel
Janeiro Hotel
Janeiro Hotel
Janeiro Hotel
Janeiro Hotel
Janeiro Hotel

Paisagem descortinada

Texto: Juliana Bernardino

Inaugurado em 2018, o Janeiro Hotel é resultado de um projeto inovador, que transformou o antigo e lendário Marina All Suítes, na praia do Leblon, em um cinco estrelas minimalista e luxuoso. Cercado de maravilhas naturais e de alguns dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro, o edifício foi totalmente atualizado para tirar o máximo de proveito dos visuais e eliminar quaisquer barreiras com a natureza.

Disso resultou que todos os ambientes ficaram integrados à paisagem, a exemplo das suítes, do restaurante (que ganhou uma abertura que vai de uma parede a outra) e principalmente do terraço, onde foi inserida uma piscina de borda infinita cuja lateral passou a contar com uma abertura circular que emoldura o imponente conjunto de montanhas denominado Dois Irmãos – uma visão icônica da capital carioca.

“Buscamos valorizar os vãos de abertura para o exterior, a orientação para a vista mais ampla e a extensão dos elementos da praia. A utilização na composição geral de materiais naturais e orgânicos visaram inspirar um ambiente acolhedor”, descreve a equipe do Siqueira + Azul Arquitetura, comandada pela prestigiada arquiteta Lia Siqueira, que assina o projeto arquitetônico.

Duas mulheres na fábrica com vestimentas de engenheira: coletes sinalizados e capacetes azuis.

A piscina do hotel fica no terraço, local que oferece os melhores visuais. Foto: André Nazareth / MCA Estudio / Janeiro Hotel Divulgação


Por trás da estética do Janeiro Hotel há, ainda, um outro nome de peso, que é de Oskar Metsavaht, proprietário do hotel e diretor criativo da grife Osklen. Importante personalidade do mundo da moda, o empresário deu seu toque criativo e único no projeto de interiores e fez a curadoria de objetos.  

Madeira, mármore e paleta clean

Presente na estrutura, no mobiliário e na decoração, a madeira é um dos materiais predominantes no projeto do Janeiro Hotel. Ela se articula com o mármore travertino e com uma paleta em tons de areia para resultar numa atmosfera clean, sofisticada e que se equilibra perfeitamente com o verde, o azul e o brilho da natureza.

A mesma ‘fórmula’ se repete nas 53 suítes, onde também aparecem a palha natural (usada nas cadeiras de balanço suspensas) e o linho (presente em cortinas e cúpulas de abajures). Espaçosas e aconchegantes, elas contam com grandes aberturas que convidam o hóspede a contemplar a charmosa orla do Leblon.

Essa combinação de madeira e palha, tanto nos quartos quanto nas áreas comuns, dá um toque tropical e valoriza a produção nacional, com ênfase numa arquitetura brasileira e, mais ainda, carioca. Basta circular por alguns espaços do empreendimento para confirmar o que dizem seus idealizadores – o hotel tem DNA carioca!

O trabalho de madeira foi totalmente autoral, projetado e executado exclusivamente para o Janeiro. Destaque para as peças de mobiliário, como camas, cadeiras, armários e painéis ripados de paredes. O elemento também exerce seu protagonismo no forro do restaurante, onde longas ripas vão ao encontro da vista estonteante do mar azul carioca.

 

 

Escritório

  • Local: RJ, Brasil
  • Início do projeto: 2016
  • Conclusão da obra: 2019
  • Área do terreno: 165 m²
  • Área construída: 3500 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados