Logo Construmarket
Banner

Casa FP

Casa FP
Grandes vãos e materiais rústicos caracterizam a Casa FP, projetada pelos escritórios Simone Meirelles Arquitetura e Interiores, em parceria com Fernanda Pinto Coelho Arquitetura. Imagens: Gui Morelli
Casa FP
Casa FP
Casa FP
Casa FP
Casa FP
Casa FP
Casa FP
Casa FP
Casa FP
Casa FP
Casa FP
Casa FP
Casa FP
Casa FP
Casa FP
Casa FP
Casa FP
Casa FP
Casa FP
Casa FP
Casa FP
Casa FP

Corredores-varandas

Texto: Thais Matuzaki

Grandes vãos e materiais rústicos sintetizam a Casa FP, cujo projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo escritório Simone Meirelles Arquitetura e Interiores, em parceria com Fernanda Pinto Coelho Arquitetura. Nesta casa de campo de final de semana, localizada no interior de São Paulo (SP), todos os ambientes se abrem para a mata, que desenha um belo cenário nos fundos do terreno.

A vista, inclusive, motivou a implantação de uma casa térrea em formato de “U”, de modo que os três blocos se voltam para a paisagem aos fundos. Segundo a arquiteta Simone Meirelles (sócia do escritório de mesmo nome), tal configuração estimula o convívio social.

O piso interno foi revestido de madeira de demoliçãoFoto: Gui Morelli

Esses três volumes que compõem a residência se unem por um grande pergolado de vidro e madeira, criando, assim, um jogo de luz e sombra em toda a circulação externa. Nesta área, o projeto de paisagismo foi fundamental, pois a linha de ipês que acompanha o forro vazado estabelece total sintonia com a arquitetura e a mata.

Além disso, os corredores-varandas – também marcados por vigas e pilares de madeira – são cobertos pelo telhado que avança sobre as construções. O resultado é uma morada bem ventilada, com ambientes de dimensões generosas integrados à natureza.

Estilo e materiais

Como descreve Simone, o diferencial da Casa FP consiste na união de traços coloniais (telhado de telhas de barro) e materiais rústicos (fachadas em pedras) com um design sofisticado (pérgolas de madeira e caixilhos). “Todos esses materiais adotam uma paleta de cores à base de tons terrosos que remetem à natureza”, afirma.

Na parte interior da residência foi aplicado piso de madeira de demolição e fulget, além de texturas nas paredes.

 

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2007
  • Conclusão da obra: 2009
  • Área do terreno: 4607 m²
  • Área construída: 955 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados