Grandes vãos e materiais rústicos sintetizam a Casa FP, cujo projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo escritório Simone Meirelles Arquitetura e Interiores, em parceria com Fernanda Pinto Coelho Arquitetura. Nesta casa de campo de final de semana, localizada no interior de São Paulo (SP), todos os ambientes se abrem para a mata, que desenha um belo cenário nos fundos do terreno.
A vista, inclusive, motivou a implantação de uma casa térrea em formato de “U”, de modo que os três blocos se voltam para a paisagem aos fundos. Segundo a arquiteta Simone Meirelles (sócia do escritório de mesmo nome), tal configuração estimula o convívio social.
Esses três volumes que compõem a residência se unem por um grande pergolado de vidro e madeira, criando, assim, um jogo de luz e sombra em toda a circulação externa. Nesta área, o projeto de paisagismo foi fundamental, pois a linha de ipês que acompanha o forro vazado estabelece total sintonia com a arquitetura e a mata.
Além disso, os corredores-varandas – também marcados por vigas e pilares de madeira – são cobertos pelo telhado que avança sobre as construções. O resultado é uma morada bem ventilada, com ambientes de dimensões generosas integrados à natureza.
Como descreve Simone, o diferencial da Casa FP consiste na união de traços coloniais (telhado de telhas de barro) e materiais rústicos (fachadas em pedras) com um design sofisticado (pérgolas de madeira e caixilhos). “Todos esses materiais adotam uma paleta de cores à base de tons terrosos que remetem à natureza”, afirma.
Na parte interior da residência foi aplicado piso de madeira de demolição e fulget, além de texturas nas paredes.
Escritório
Termos mais buscados