Localizado no bairro do Comércio, em Salvador (BA), o Apartamento Adelaide 2 passou por uma reforma em 2015. A reformulação, assinada pelo escritório de arquitetura SQ+ Arquitetos Associados, promoveu maior interação com a natureza da cidade, de maneira que os ambientes parecem estar “debruçados” no mar.
O projeto arquitetônico fica no Edifício Adelaide, também projetado pelo arquiteto Sidney Quintela na área de um antigo trapiche.
As grandes esquadrias, a área útil do apartamento e o baixo gabarito da edificação dão aos moradores a sensação de viverem em uma casa. A flexibilidade da planta e os grandes vãos livres do living e da varanda adequaram-se à planta desejada tanto pelos proprietários quanto pelo arquiteto. “A família queria uma morada contemporânea, com uso de cores claras e móveis de design assinado”, revela Quintela.
O programa foi organizado em 340 m², com toda a parte social voltada para a Baía de Todos-os-Santos. O apartamento “rasga” o pavimento de um extremo ao outro, com as áreas íntimas separadas das sociais. Os dormitórios encontram-se na parte posterior da planta e possuem vista para a cidade, funcionando como mirante para as cidades alta e baixa. O antigo programa possuía quatro suítes; o atual, pós-reforma, tem três.
Como o apartamento ocupa todo o pavimento do edifício, a ventilação cruzada é um privilégio. “Em Salvador, como o sol se põe no mar, as áreas sociais possuem orientação poente. O desconforto térmico foi resolvido com um projeto de climatização e compensado pela vista”, comenta o arquiteto.
Principalmente nas áreas sociais, a iluminação natural resolve a questão da luminosidade até o sol se pôr.
Escritório
Termos mais buscados