Idealizado pelos arquitetos Marcello Sesso e Débora Dalanezi, do Sesso & Dalanezi Arquitetura + Design, o projeto arquitetônico do escritório Ludovino Lopes Advogados, em São Paulo, têm a sustentabilidade e a versatilidade como principais virtudes.
Ocupando uma área de 170 m2, o escritório recebeu painéis de vidros e divisórias retráteis que promovem a integração dos ambientes. As divisórias também favorecem a claridade natural, reduzindo a necessidade de se usar luminárias artificiais antes do anoitecer. “Usamos iluminação de LED no conjunto, mas também pendentes focados e independentes nas estações de trabalho, ou seja, a equipe pode controlar quando acender as luzes”, relatam os arquitetos.
Automatizadas, as persianas podem ser fechadas de acordo com o sol, de modo que o escritório Ludovino Lopes Advogados receba pouca insolação interna, diminuindo o consumo de ar condicionado.
A definição do layout foi o primeiro grande passo do projeto. Os arquitetos uniram os três conjuntos comerciais, derrubaram as paredes que separavam os espaços e setorizaram os departamentos: sala da diretoria, staff, recepção, salas de reunião, copa e banheiros (um social, outro da diretoria e um terceiro da equipe). A partir disso passaram a estudar a circulação e a conceituação.
Sesso e Dalanezi contam que os proprietários do escritório Ludovino Lopes Advogados solicitaram salas de reuniões com propostas diferentes, sendo uma mais informal, com sofá e lounge, e outra mais formal, com mesa de reunião e tecnologia necessária para todo tipo de conferência. Contudo, foram aplicadas portas deslizantes e retráteis que podem tanto unir os espaços quanto conferir-lhes privacidade, dependendo da situação.
“O layout, estruturado em setores e departamentos, ficou muito organizado e confortável, o que seguramente contribui para a produtividade dos usuários”, mencionam os arquitetos.
O escritório Ludovino Lopes Advogados tem grandes janelas envidraçadas, o que lhe oferece amplitude e possibilidade de interação com a paisagem externa.
Na escolha das cores, os arquitetos optaram por tons sóbrios e elegantes, como o branco e o fendi. A madeira também figura com bastante destaque por todo o projeto.
Segundo os arquitetos, o mobiliário foi desenhado com revestimentos laminados com a certificação da Forest Stewardship Concil (FSC) e as divisórias de vidro possuem selo Sustentax.
Escritório
Termos mais buscados