No escritório de coworking Avocado Comunicação e Designer + Manifesto Lab Experience, os profissionais dessas duas empresas dividem a área de trabalho em uma atmosfera prática, leve e versátil. O espaço concebido pelos arquitetos Juliano Rezende (JERAU projetos sustentáveis) e Victor Milani (StudioVRM) fica no edifício Comércio Local Norte – CLN, em Brasília/DF, com projeto arquitetônico assinado por Doramélia Marra Motta.
Os clientes desejavam flexibilidade espacial, com a planta modulada para usos mistos. Sendo assim, paredes e delimitações de espaços nem foram cogitados. “A primeira conversa foi essencial para a criação do conceito que nos guiaria”, contam os autores. “Sempre tivemos liberdade no traçado e buscamos semelhança com os lofts industriais dos anos 1970, mas com cores fortes para compor uma identidade visual atual”, completam.
Para se adequar ao novo uso, a unidade passou por uma série de mudanças radicais. A começar, por se tratar de um edifício antigo, toda a instalação existente foi removida e substituída por instalações novas e aparentes, atendendo assim ao conceito estético pretendido pelo Avocado + Manifesto.
O espaço antes abrigava um estúdio de música e, por isso, possuía divisórias, extensões de energia em canaletas e material acústico instalado em diversas paredes. Tudo foi reformulado para criar o novo escritório.
As janelas eram gradeadas e as jardineiras, sem condições de uso. As grades foram retiradas, revelando uma interessante conexão entre o espaço interno e a cidade. Já as jardineiras foram revitalizadas com plantas nativas do deserto de Angola, da espécie Sansevieria cylindrica, popularmente chamada de Lança de São Jorge, que é resistente à seca da capital brasileira.
Além disso, o acesso à cobertura, que era restrito devido à madeira compensada que revestia algumas paredes, recebeu uma porta de vidro para a integração com o jardim. A mudança também auxiliou na ventilação e iluminação natural.
Por fim, o revestimento e as instalações do banheiro foram demolidos e o um novo layout o tornou acessível.
Tantas transformações definiram uma planta bastante livre para o Avocado + Manifesto. Assim, cada seção pode assumir funções diferentes, de acordo com a necessidade e com a criatividade dos usuários.
O projeto foi idealizado por um grupo de pessoas criativas, tanto os clientes como os arquitetos. Isso tornou a execução rápida e barata. “O mais curioso é que o local foi idealizado e é ocupado por duas empresas independentes, que funcionam em sistema de coworking”, concluem os arquitetos.
Escritório
Termos mais buscados