A nova sede administrativa da OLX, localizada no Rio de Janeiro (RJ) e construída pelo escritório SCAA, investe em soluções estéticas voltadas para o bem-estar dos funcionários. A intenção era conseguir abrigar cerca de 400 pessoas em um ambiente de trabalho estimulante, agradável e favorável para a troca de ideias.
Idealizado e concluído em 2016, o projeto ocupa três andares de um edifício corporativo situado no bairro do Flamengo, totalizando 2.100 m² de área construída. A localização em conjunto com a geometria da planta foi significativa para a obra, pois o objetivo do cliente era o reconhecimento da marca e seu posicionamento como um dos maiores sites de venda pessoa a pessoa.
“Desenvolvemos um projeto de interiores que é possível ser visto da rua. A fachada chama atenção de tal forma que participa frequentemente da vida de quem passa por ali”, comenta o arquiteto Sergio Camargo.
Para conectar os três pavimentos, o escritório desenvolveu aberturas em duas das lajes e projetou um sistema de circulação vertical com escadas e escorregadores coloridos. “Esses elementos lembram, em sua forma e cores, a logomarca da OLX e ajudam a concluir a característica descontraída e integrada da empresa”, relata o arquiteto.
No segundo andar fica a entrada principal, recepção de clientes e áreas de reuniões formais e informais, além de áreas de convivência e copa para almoço dos funcionários. Já o primeiro e o terceiro andar concentram as áreas operacionais, com espaços totalmente abertos, sem salas exclusivas, até mesmo para a diretoria. Há nesses andares pequenas salas de reunião, feitas para realizar chamadas de vídeo e telefonemas.
A exemplo de outras empresas do setor de tecnologia, o conceito de diversão foi chave para o desenvolvimento do design de interiores. Para isso, o projeto conta com dois escorregadores, uma piscina de bolinhas e uma área de jogos, com mesa de sinuca, pebolim, baralho e videogames.
O fato do pé-direito ser baixo fez com que o arquiteto não utilizasse forros e sim instalações aparentes. Isso resultou em uma maior amplitude espacial. “Criamos um tratamento cromático para as lajes nervuradas, usando a cor preta para a grelha e tons de roxo, laranja e verde, inspirados nas cores institucionais, no interior das cubetas” conta Camargo.
Para contrastar com as cores da OLX, foram usados móveis decorativos em tons de cinza, entrando em harmonia com o teto e o piso colorido. Para dar maior sensação de amplitude, o escritório uniu o uso de iluminação direta e indireta. As luminárias dispostas na parte vertical central do projeto são feitas de acrílico, que pendem em alturas variadas.
Escritório
Termos mais buscados