Convidados a remodelar o Escritório TARSO Negócios Imobiliários, localizado em Brasília (DF), os arquitetos do 1:1 arquitetura:design se colocaram a pensar em soluções que trouxessem sobriedade ao ambiente de 64m². A escada em aço corten, posicionada já a partir da fachada de vidro, não só contribuiu para isso como se tornou um dos destaques do projeto arquitetônico.
“A face frontal envidraçada e a grande escada posicionada na entrada da edificação sobressaem-se à primeira vista”, conta o arquiteto Eduardo Sáinz. Para ele, o protagonismo de um rudimento normalmente delegado aos bastidores traz, em primeira mão, a valorização de itens dramáticos no projeto.
Com tonalidade mais clara que a usual, o concreto sustentou as demais diretrizes do projeto, além de imbuir o máximo de amplitude. “Nós evitamos adotar a usual cor branca como primeira solução, porque gostamos de priorizar experiências distintas aos usuários”, esclarece Sáinz. Ele salienta, ainda, a importante escolha pelo pé-direito duplo na recepção. Esse método trouxe sensação de amplitude, mas, sobretudo, foi imprescindível para oferecer espaço à personagem principal – a escada.
O escritório possui um layout aberto nos dois andares, centralizando as estações de trabalho no térreo; no andar superior está a sala de reunião, para garantir privacidade aos clientes. Devido à baixa metragem do projeto, todos os móveis foram encaixados de forma precisa. “Não há espaço que não seja ocupado por alguma função”, enfatiza Eduardo Sáinz.
Duas poltronas desenhadas por Sérgio Rodrigues e uma luminária explicitamente industrial recebem os visitantes do escritório. Segundo Sáinz, a riqueza de materiais presentes em peças de design brasileiras é essencial para balancear a austeridade do concreto, que encobre o ambiente.
Escritório
Termos mais buscados