A reforma de um sobrado de 1950 deu origem à Casa 9, localizada no Rio de Janeiro. Graças ao projeto do escritório Sabugosa Arquitetura, o que antes era uma casa escura e com muitos espaços compartimentados deu lugar a ambientes fluidos, amplos, minimalistas e com muita iluminação natural.
“O conceito que utilizamos para obter tal resultado foi criar pontos de respiro verde dentro da construção e, com isso, trazer luz, plantas e ventilação para todos os cômodos”, explica o arquiteto Gabriel Sabugosa.
A opção de demolir a casa foi descartada logo de cara, mas praticamente todos os ambientes foram integrados por aberturas de paredes. Para atingir este objetivo, o arquiteto teve de substituir o pilar já existente, fazendo um reforço estrutural, que, no fim, acabou virando uma peça de decoração. Trata-se de uma viga na cor preta que atravessa toda a sala de jantar.
O layout dos quartos também foi praticamente todo remanejado, conferindo maior fluidez e qualidade aos espaços.
Como soluções de sustentabilidade, o escritório desenvolveu um jardim interno, com uma parede verde na vertical, de seis metros de altura, além de placas solares para aquecimento. O novo reforço estrutural permitiu a integração da sala de jantar com a cozinha, o jardim vertical e a sala de estar.
“Usamos um bloco cimentício vazado criando privacidade sem tirar a ventilação e a iluminação da fachada”, relata o arquiteto.
A ideia inicial era criar uma arquitetura atemporal e neutra, de forma que o paisagismo e a decoração pudessem caracterizar o projeto. Os moradores solicitaram uma casa que lhes trouxesse paz, com cores claras e um design com referências escandinavas.
“Nosso desafio foi fazer uma decoração nórdica e, para isso, apostamos no estilo minimalista com influência escandinava, porém com muita vida, vegetação e peças modernas. Além disso, também mesclamos iluminação embutida com trilhos, por conta do pé-direito existente, que não era muito alto”, conta.
A combinação de elementos decorativos com design contemporâneo e de lojas de departamento criou ambientes leves e descontraídos. O estilo minimalista garantiu a amplitude de espaço.
Entre os materiais usados destacam-se a madeira clareada, que traz o estilo escandinavo, e o vidro, que permite a entrada de iluminação natural. Por fim, a predominância da cor branca traz sensação de amplitude aos ambientes.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados