A Casa en La Loma complementa o belíssimo cenário da praia de San Pancho, em Nayarit, no México. A construção foi inserida em meio à floresta e em frente ao Oceano Pacífico. O projeto arquitetônico é do escritório de arquitetura RVO Studio, que priorizou a vista para o horizonte marítimo e a extensa área verde que abraça a residência.
O objetivo do arquiteto Raúl Velázquez foi projetar grandes ambientes e integrá-los com a área externa, permitindo a entrada de iluminação e ventilação naturais e, consequentemente, mantendo o conforto térmico no interior dos espaços, sem a necessidade de se usar condicionadores de ar e iluminação artificial.
“O pé-direito duplo e a integração entre os ambientes internos transformaram a Casa en La Loma em um projeto muito bem arejado, que mantém o frescor em cada ambiente”, explica Velázquez.
O clima praiano e a orientação do terreno contribuíram para a concepção de um projeto com personalidade, que prioriza conforto e modernidade, tal como solicitado pelos moradores.
Os ambientes da residência mexicana foram distribuídos em dois pavimentos. No primeiro andar ficam garagem, lavabo, uma suíte com terraço e suíte master com closet e terraço. No térreo, estão sala de TV, lavabo, uma suíte com terraço, suíte dos hóspedes, cozinha, salas de estar e jantar e área de lazer – que é composta por terraço e uma piscina.
O projeto se adaptou à floresta mexicana: todos os volumes foram projetados para manter 40 palmeiras intactas, todas com mais de 30 anos de existência. A residência se destaca em meio à generosa área verde e foi acolhida pela flora.
As pedras se tornaram elementos-chave do projeto, podendo ser vistas no interior da residência (em uma das paredes com o pé-direito duplo) e no hall (que marca a passagem da área externa para a interna). Segundo o arquiteto, elas trouxeram rusticidade e resistência à morada.
Veja outras residências na Galeria da Arquitetura:
Escritório
Termos mais buscados