O projeto de Decio Tozzi bem que poderia servir de ideia para a revitalização de antigos centros comerciais de rua que estão em estado de deterioração. É que ao desenhar a nova rua Oliveira Lima, em Santo André, o arquiteto reviveu o principal eixo de comércio e serviços da cidade das décadas de 70 e 80 tomando como partido a concepção dos shoppings centers.
“Aproveitamos a antiga estrutura do local – que priorizava o modelo de calçadão comercial e poluía visualmente a própria arquitetura – para introduzir o conceito de shopping de rua e oferecer as mesmas condições e conforto de um shopping tradicional”, conta.
No projeto, a cobertura de estrutura curva sustentada por pilares anuncia toda a extensão do programa. “É uma cobertura metálica transparente envolvida por encaixilhamento de vidro laminado que protege contra a ação das intempéries. Afasta-se até o eixo, deixando espaço para insolação e aeração. Já os pilares, que fazem os alinhamentos da rua de ambos os lados e dividem as lojas, ganham um interessante movimento em razão da irregularidade dos diversos vãos de intercolúnios”, explica o arquiteto. Dentro, há equipamentos urbanos, mobiliário, telefones públicos e quiosques de vendas e serviços que se misturam à decoração pública ao mesmo tempo em que permitem a necessária interação de espaço e tempo.
Os pilares de 12 m de altura têm outra função além de sustentar a cobertura. É que, numa segunda etapa, o shopping terá galerias superiores de lojas em ambos os lados, aumentando o fluxo comercial da rua.
Escritório
Termos mais buscados