Texto: Naíza Ximenes
Na cidade de Garopaba, em Santa Catarina, o escritório RMK! Arquitetura projetou a Casa Amendoeira. Ocupando 243 metros quadrados de um terreno próximo à praia, a obra, de dois pavimentos, tem uma vista exuberante do mar no horizonte.
Com resultado sofisticado, o processo de criação do projeto não foi dos mais simples. Isso porque, para construir uma casa em uma região litorânea, há uma série de restrições, estipuladas pela legislação ambiental da cidade.
Em Santa Catarina, os limites em relação à taxa de ocupação, alturas e demais índices construtivos são algumas das determinações impostas na região, resguardando o patrimônio natural do local — o que explica a ocupação de menos de 250 metros de um lote de 2.570 metros quadrados.
O terreno em que a Casa Amendoeira foi construída é, ainda, marcado por um declive acentuado, fazendo necessário um trabalho rebuscado de fundação e implantação. A solução encontrada pelos arquitetos reuniu duas estratégias em um único método construtivo: gerar a menor movimentação de terra possível e equilibrar os cortes e aterros necessários para a construção, através do apoio em planos de pedra natural.
Assim, a casa ficou na cota mais alta do terreno, apoiada sobre planos em pedra que estão a 50 metros acima do nível do mar — uma engenhosidade que garantiu um visual estonteante da praia. Os arquitetos construíram dois pavimentos, reservando o andar inferior para a garagem, lavanderia, serviços e duas suítes de hóspedes, e o andar superior para áreas sociais, de lazer e suíte principal.
Falando sobre o design, o foco do projeto foram os materiais naturais e em estado bruto (como o concreto aparente, a madeira e as pedras naturais da região), de forma a trazer a sofisticação necessária e garantir a discrição da morada em meio à natureza.
Assim, o acesso à Casa Amendoeira acontece por uma região altamente arborizada, através de um caminho que leva diretamente à garagem da residência. A fachada é marcada pelos muros de pedra moledo e pelo painel de madeira ripada que reveste o pavimento superior.
Ao estacionar o carro na garagem de duas vagas, o morador encontra o muro de pedras à direita, portas de madeira ripada à frente (que levam à área de serviço), uma escada de concreto protegida por panos de vidro à esquerda, e, atrás da escada, mais portas de madeira ripada (com acesso às suítes de hóspedes).
As escadas conectam o pavimento inferior à área social do pavimento superior, com acesso direto à sala de estar. Alcançando o último degrau, nota-se a presença de duas varandas, uma em cada lateral da casa e com propostas diferentes para cada extremidade.
O forro no teto, que também é de madeira ripada, é um dos destaques do projeto. Ele reveste toda a extensão da casa, unificando e conectando os ambientes. Assim, a transição entre os cômodos acontece de forma sutil.
Na extremidade à esquerda da casa, está a cozinha, que ganhou pequenas janelas sobre a pia com vista para o horizonte. A parede foi revestida por placas cimentícias que equilibram o preto da caixilharia. Nas paredes laterais, o ripado de madeira conecta a área central às varandas em ambas as laterais. No centro do cômodo, uma pequena ilha coberta por um tampo branco se une à mesa de jantar, de madeira.
Ao lado da ilha, está o sofá, que ganhou estofamento azul acinzentado — o toque de cor em todo o design. Uma poltrona de couro marrom claro, uma mesa de centro e a lareira (revestida por placas cimentícias) formam a sala de estar.
Em uma das laterais da sala, está a varanda com vista para o mar. Nela, tanto a área gourmet quanto a de lazer ficam sobre um piso de madeira com guarda-corpo de vidro nas extremidades. Uma árvore — a amendoeira, que dá nome ao projeto — fica entre a mesa de seis lugares à esquerda e a piscina de borda infinita à direita. Toda a área gourmet é coberta por um pergolado de metal preto, coberto por vidro.
Na lateral oposta à vista para o mar, há outra varanda, com vasos de planta e o mesmo guarda-corpo de vidro.
Por fim, atrás da parede da sala de estar, está a suíte master, que compartilha a varanda com a área social. O dormitório ganhou banheiro privativo, closet e acesso direto à piscina à frente da porta de vidro de correr. A área externa da casa que está voltada para o mar é revestida por concreto aparente em toda a extensão.
Confira outros projetos de RMK! Arquitetura:
Escritório
Termos mais buscados