O conceito empregado pela Realiza Arquitetura no projeto do estádio do Coritiba Foot Ball Club segue a linha das imponentes arenas multiuso da Europa. O campo de futebol integra-se à construção deshopping center, hotel e prédios corporativos distribuídos num espaço de 330 mil m².
O diferencial é a solução encontrada pelo escritório para conciliar as diferentes atividades do complexo previstas para o mesmo terreno. “A ideia é agrupar as áreas similares em uma das laterais do terreno, separando-as do estádio e dividindo o programa em duas etapas. O elo entre esses dois setores é uma grande praça central que articula a circulação dos torcedores e serve como um belo espaço para eventos a céu aberto”, relata a equipe da Realiza Arquitetura.
Uma estrutura em aço de grande porte determina as áreas de convivência e, ao mesmo tempo, interliga os espaços. “Esse material de composição leve e com capacidade para vencer grandes vãos cria uma estética única, ou seja, integra todos os usos e ajuda a contemplar um cenário que não aparenta estar dividido entre campo de futebol e edificações”, explicam os arquitetos.
A sustentabilidade é obtida com a própria arquitetura. Destacam-se a implantação do programa, em um terreno que preserva o verde e minimiza o impacto ambiental, além de prédios constituídos por fachadas com inércia térmica; ventilação e iluminação natural e eficiência energética.
Escritório
Termos mais buscados