O projeto arquitetônico da Livraria e Centro Cultural de Allerød, cidade do norte de Copenhagen, foi idealizado pelo escritório dinamarquês Primus Arkitekter para ser uma extensão e remodelação da antiga fábrica de móveis Fritz Hansen. Além disso, sua configuração recria o espaço urbano e serve de extensão do teatro Mungo Park.
Para conceber um design diferenciado e que, ao mesmo tempo, garantisse eficiência térmica e energética ao interior do edifício, o sistema Shed foi instalado – reconhecido pelo aspecto de serra das coberturas. Nele, a estrutura metálica interage com a telha autoportante, garantindo uma aparência mais bruta e fazendo referência à história industrial do local em que a obra está inserida.
Os ângulos do telhado, junto aos painéis solares integrados, permitem entrada abundante de luz natural. “A geometria da construção cria uma grande quantidade de luz natural, colhendo a energia solar e tornando os espaços sustentáveis”, destaca o arquiteto responsável pelo projeto David Bülow-Jacobsen.
A fachada, revestida com um tipo de madeira sobreposta e pintada de preto, é a responsável pelo grande destaque visual que a Livraria e Centro Cultural tem no entorno. Ela tem iluminação integrada, que cria um volume de incandescência durante a noite. O edifício também conta com grandes aberturas – por meio das portas de vidro em suas faces – que permitem às pessoas em atividades no interior ter mais contato com a praça.
A área interna, com pé-direito alto e as inclinações definidas a partir da cobertura, é dividida em dois espaços. Um abriga o centro cultural, com teatro, área para eventos e área de convivência; enquanto o outro conecta uma biblioteca existente à biblioteca infantil.
Escritório
Termos mais buscados