A P.A Publicidade é responsável pela comunicação das diferentes empresas e marcas geridas pelo grupo Pão de Açúcar. Em 2012, a renomada agência contratou o escritório Consuelo Jorge Arquitetos para desenvolver o projeto arquitetônico de sua nova ‘casa’, situada agora em um edifício da Avenida Paulista, cartão-postal de São Paulo (SP). Com a premissa de promover o convívio entre os colaboradores, até uma arquibancada foi inserida em um dos andares.
Após uma reunião de briefing, o estúdio absorveu as necessidades e os anseios tanto da diretoria quanto da própria equipe da agência, o que permitiu que o projeto se tornasse satisfatório para todos.
“Eles nos deixaram extremamente à vontade para conceber um espaço que tivesse, além de conforto e ergonomia, lugares de convívio, favorecendo a interação entre os funcionários”, conta a arquiteta Consuelo Jorge.
De acordo com ela, a agência (que possui um quadro de funcionários com 280 pessoas), ocupa uma laje e meia do edifício, somando uma área de 1.700 m². Em cada espaço do projeto são dispostos objetos despojados, de modo a refletir a identidade da empresa. Com formatos geométricos e coloridos, os pufes, por exemplo, deixam os ambientes descontraídos.
Para a arquiteta, a intenção era explorar materiais básicos que ganham outra leitura a partir de formas irregulares. “Eles dinamizam o que seriam corredores monótonos e proporcionam novas possibilidades de uso para balcões que viram bancos, arquibancadas que servem de biblioteca e mobiliário solto permitindo diversos usos e interação entre as pessoas”, explica.
Segundo Consuelo, a proposta era criar elementos que fizessem parte do DNA da agência e do grupo. Pensando nisso, a laje inteira recebeu um grande container, que envolve a caixa da escada e dos elevadores. Feito em chapa metálica ondulada e pintado na cor laranja, o objeto reforça as características da P.A Publicidade.
Por trás desse ‘paredão de container’ está a porta de entrada principal, que é original e foi retirada de um dos milhares de containers que o grupo utiliza para o transporte de seus produtos. “Ela simboliza toda a logística de deslocamento de mercadorias e, neste caso, o movimento das pessoas”, sinaliza Consuelo.
Neste andar, a maioria da equipe está alocada de maneira integrada, sendo que apenas os departamentos estão separados por divisórias em vidro. Além disso, duas copas – marcadas por um box em madeira pinus – servem de apoio para os funcionários que ocupam a laje e podem contemplar as telas de grafiteiros renomados, as quais já faziam parte do acervo da agência.
Já na meia laje, encontra-se a diretoria dividindo uma mesa coletiva, a sala de reuniões que acomoda 16 pessoas numa extensa mesa laranja, além de outras cinco salas menores usadas para reunião com fornecedores. Este andar reserva um grande espaço de convívio para os funcionários, com direito a outra copa de apoio, mesa coletiva, arquibancada-biblioteca, fliperama e tela de projeção.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados