Dois andares de um edifício comercial de São Paulo foram reformados pelo Pitá Arquitetura para receber as empresas Wunderman, uma agência digital que faz parte da Young & Rubicam Brands, e a pmweb, companhia voltada para marketing e arrematada pela Wunderman em 2017.
“Como duas corporações ocupariam o espaço, tínhamos o desafio de criar ambientes diferentes, porém com uma linguagem parecida, como se vê nas duas recepções, situadas uma em cada andar”, conta a arquiteta Mariana K. Pinheiro, do Pitá. Partindo daí, Mariana comenta que a maior intervenção feita foi a abertura da laje para instalação da escada de comunicação entre os escritórios.
“O projeto tinha como inspiração o caráter urbano e contemporâneo das grandes cidades. No mundo das mídias digitais tudo muda muito rápido, e o projeto deveria refletir não só a velocidade de informação, o trabalho colaborativo e a co-criação”, comenta Pinheiro.
O dinamismo dessa atmosfera cheia de criatividade foi colocado nas paredes – em cores alegres e texturas diversas –, no mobiliário – distribuído pelo espaço para uso individual ou coletivo – e em mensagens reflexivas espalhadas por todo o ambiente. “Nosso objetivo com esse projeto era inspirar a criatividade e a participação de todos, possibilitando a escolha e a necessidade de trabalho de cada um”.
Outra característica notável na Wunderman é a biofilia, visível em grande parte na marcenaria, que é feita em pinus, nos vasos com vegetação espalhados pelos espaços, nos canteiros com seixos e na horta vertical, contrastando com o skyline urbano visto através dos panos de vidro da fachada.
Mariana considera o ponto alto do programa o town hall, espaço com balanço, espreguiçadeiras, vending machines, sofá, poltronas, mesinhas e mesas compridas coletivas. Nesse local, a criatividade é que manda, pois está preparado para receber eventos, reuniões informais ou ser palco de momentos de descanso. Além disso, é um ponto de encontro entre os colaboradores de ambas empresas.
A escada também é um facilitador para a convivência entre os colaboradores que se deslocam verticalmente sem sair da área privativa do escritório.
“Nas áreas públicas a nossa intenção era trazer um caráter mais urbano e contemporâneo da cidade, e o concreto traduzia da melhor forma este conceito”, explica a arquiteta. Para reforçar o conceito cosmopolita, a iluminação é cênica e aparente.
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